Os princípios da Contabilidade são:
Entidade: Esse principio reconhece o Patrimônio da empresa como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia deste patrimônio e a necessidade da separação do patrimônio empresarial do patrimônio particular dos seus sócios.
Continuidade: Presume que a empresa continuará em operação no futuro. Portanto, a Contabilidade é delineada para todo o tempo em que a empresa existir, e não apenas para um período “x” demarcado.
Oportunidade: Diz que, toda informação incorporada à Contabilidade da empresa deve ser feita de imediato ao período em que ocorreu, e na extensão e valores corretos, independentemente do fato que a originou.
Registro pelo valor original: Determina que os itens do patrimônio devam ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda corrente nacional, independentemente do que vale no mercado atualmente.
Competência: Determina que os lançamentos das operações sejam reconhecidos nos períodos em que ocorreram, não importando o recebimento ou pagamento.
Prudência: Determina a adoção do menor valor para os componentes do ativo e do maior valor para os do passivo. ( vi em uma videoaula aqui do Qc que está em desuso esse principio)