SóProvas


ID
3055285
Banca
IESES
Órgão
SCGás
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Em se tratando de receptor ou decodificador no processo de comunicação, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Correta letra A.

    Receptor ou decodificador: é o equipamento localizado entre o canal e o destino, isto é, que decodifica a mensagem para torná-la compreensível ao destino. 

    Fonte: portal educação.

  • Pesquisando em várias fontes não consigo entender o motivo da B também não estar correta. Seria porque traz "para o qual a mensagem foi enviada" ao invés de "por quem a mensagem foi recebida"?

    Emissor: quem emite a mensagem para a outra parte

    Codificação: o processo de transformar o pensamento em forma simbólica;

    Mensagem: o conjunto de símbolos que o emissor transmite;

    Mídia: os canais de Comunicação através dos quais a mensagem passa do emissor ao receptor;

    Decodificação: o processo pelo qual o receptor confere significado aos símbolos transmitidos pelo emissor;

    Receptor: a parte que recebe a mensagem emitida pela outra parte;

    Fonte: Apostila Giovanna Carranza

    Receptor: Um dos elementos básicos do processo de comunicação: 

    Aquele que recebe os sinais transmitidos, decodificando-os.

    Antônimo de receptor:

    Contrário de recebedor:

    1. dadordoador, fornecedor.

    Contrário de destinatário:

    2. remetenteemissor, enunciador, emitente.

  • O processo de comunicação ocorre quando o emissor (ou codificador) emite uma mensagem (ou sinal) ao receptor (ou decodificador), através de um canal (ou meio). O receptor interpretará a mensagem que pode ter chegado até ele com algum tipo de barreira (ruído, bloqueio, filtragem) e, a partir daí, dará o feedback ou resposta, completando o processo de comunicação.

    Para que se estabeleça o processo de comunicação é necessário a existência de elementos básicos.

    Toda comunicação humana tem uma fonte (primeiro elemento): uma pessoa ou um grupo de pessoas com um objetivo. Estabelecida uma origem, com idéias, necessidades, intenções, informações e um objetivo a comunicar, torna-se necessário o segundo elemento. O objetivo da fonte tem de ser expresso em forma de mensagem que pode ser transmitida através de símbolos, tais como palavras, escritas, desenhos e assim por diante, ou a troca de comportamentos, tais como gestos, constato visual, linguagem corporal e outros atos não-verbais. Em muitos casos estão presentes os dois, tanto os símbolos quanto os comportamentos.

    Os objetivos da fonte são traduzidos num código através do terceiro elemento, o codificador, responsável por pegar as ideias da fonte e pô-las num código, exprimindo o objetivo da fonte em forma de mensagem. Na comunicação de pessoa para pessoa, a função codificadora é executada pelas habilidades motoras da fonte, seu mecanismo vocal (que produz a palavra oral, gritos, notas musicais, etc.), o sistema muscular da mão (que produz a palavra escrita, desenhos etc.), os sistemas musculares de outras partes do corpo (que produzem os gestos da face e dos braços, a postura, etc.).

    O quarto elemento é o canal. O canal é o intermediário, o condutor de mensagens. A escolha dos canais é muitas vezes fator importante para a eficácia da comunicação. 

    O quinto elemento é o recebedor, o alvo da comunicação. Se falamos, alguém deve ouvir, quando escrevemos, alguém deve ler. Para haver comunicação, deve haver alguém na outra ponta do canal. 

    Temos agora todos os elementos da comunicação, exceto um. Assim como a fonte precisa do codificador para traduzir seu objetivo em forma de mensagens, para expressar seu objetivo num código, o receptor precisa do decodificador para decifrar a mensagem e pô-la em forma que possa usar.

    https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/o-processo-de-comunicacao/36775

  • Olá Amanda.

    O conceito da letra B refere-se a CANAL

    Canal é o veículo escolhido para conduzir a mensagem, pode ser oral, documentado. ..et

  • O problema da letra "A" é utilizar o termo "equipamento". Eu posso ser um receptor, mas não sou um equipamento. Questão complicada.

  • Questão ridícula. Não tem como a B) estar errada