-
CONCEITO
A estrutura funcional é um tipo de estrutura organizacional em que o critério utilizado na é o da divisão por funções ou áreas do conhecimento como sejam (função financeira, aprovisionamentos, comercial e marketing, recursos humanos, produção, etc.).
Vantagens o fato de proporcionar a especialização dos trabalhadores por áreas do conhecimento, além de permitir a fixação de padrões de desempenho e facilitar o recrutamento, a selecção e a formação de novos trabalhadores. uma elevada especialização, a facilitar o recrutamento, selecção e formação e a fixação de padrões de execução, anula parte das desvantagens relacionadas com a excessiva dependência do topo da hierarquia e com a rigidez estrutural.
Desvantagens
Rigidez estrutural e excessiva dependência do topo da hierarquia. Maior dificuldade de coordenação das atividades, dada a sua maior complexidade e a multiplicidade de chefias.
Um exemplo da aplicação deste tipo de estruturas é o caso de organizações com várias unidades fabris ou centros de operação e que optam pela existência de apenas um departamento em cada área de apoio (áreas financeiras, comercias, marketing, recursos humanos, administrativas, entre outras).
FONTE: Knoow net.
-
Desvantagem letra B - Pequena cooperação interdepartamental.
Fora dos departamentos a cooperação é péssima porque os funcionários só estão preocupados com sua própria atividade/função, em detrimento das outras áreas da empresa. E dentro dos departamentos a cooperação/comunicação/coordenação é boa.
-
A) Indicada para circunstâncias estáveis e rotineiras.
C) Uma departamentalização que foca o produto final, por exemplo, por produtos e por projetos, pode-se deixar em segundo plano as demais atividades da empresa, visto que o foco será no resultado final.
D) Facilita a coordenação intradepartamental; dificulta a coordenação interdepartamental.
-
b e c, servem como gabarito, pois a tendência é o foco em sua função e perder a visão global da empresa, no entanto, nas questões de adm, tema tal da mais certa ...
-
GAB B
Na Departamentalização Funcional a cooperação é INTRAdepartamental [= dentro do setor]. A autoridade nesse tipo de departamentalização é Funcioal ou de Linha. Departamentalização Funcional = autoridade de linha + funcional
Persista ainda que todos os dias bata motivos pra desistir..
-
desvantagem da departamentalização funcional::
-Foco introverso (a empresa volta para si mesma)(pouca cooperação interdepartamental.)
-Dificuldade em adaptar-se às mudanças
-Foco em objetivos funcionais deixando de lado os objetivos organizacionais
-Conflito de interesses e de objetivos
-Superespecialização
-Perda da visão macro
-Dificuldade na coordenação e comunicação entre os departamentos
Interdepartamental → visão voltado para o todo
Intradepartamental → visão voltado para si
Gabrito: Letra B
-
Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre o critério de departamentalização funcional. No caso desta questão, a alternativa a ser marcada deve conter uma desvantagem da departamentalização funcional.
O modelo de departamentalização funcional fundamenta-se no agrupamento de atividades por especialidades, isto é, aquelas funções semelhantes são agrupadas em um só departamento, como produção, vendas e finanças. Chiavenato indica em sua obra que a departamentalização por funções é indicada para circunstâncias estáveis e de pouca mudança e que requeiram o desempenho de atividades rotineiras e que permaneçam inalteradas por longo prazo.
A departamentalização funcional possui como desvantagens, segundo Chiavenato (2014, p.212):
- Reduz a cooperação interdepartamental, pois exige forte concentração intradepartamental e cria barreiras entre os departamentos em virtude da ênfase nas especialidades.
- É inadequada quando a tecnologia e as circunstâncias externas são mutáveis ou imprevisíveis.
- Dificulta a adaptação e a flexibilidade a mudanças externas, pois a sua abordagem introvertida não percebe nem visualiza o que acontece fora da organização ou de cada departamento.
- Faz com que as pessoas focalizem seus esforços sobre suas próprias especialidades em detrimento do objetivo global da empresa.
Olhando para as desvantagens acima, concluímos que a alternativa "B" é a correta.
GABARITO: B
Fonte:
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.