SóProvas


ID
305587
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2005
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca da organização e das características de espaços regionais
brasileiros, julgue os próximos itens.

Os processos sociais e econômicos que interferiram na organização espacial brasileira a partir da década de 50 do século XX influenciaram a formação de três grandes regiões: Amazônia, Centro-Sul e Nordeste, divisão geoeconômica que expressa, entre outros aspectos, as transformações operadas no capitalismo mundial e brasileiro.

Alternativas
Comentários
  •  

    Fatores que influenciaram na delimitação das tres grandes regiões 

    ?

    •Ausência entre os limites dos estados

    •Agrupamento de acordo com as dependências econômicas

    •Organização a partir da semelhança natural e econômica

  • A assertiva descreve a divisão regional em três complexos geoconômicos, proposta feita pelo professor Pedro Pinchas Geiger em 1967.

    A divisão de Geiger não é uma divisão oficial do Estado brasileiro. Essa divisão é majoritariamente socioeconômica, mas ela também considera características naturais, aspectos culturais e históricos. Essa divisão tem como diferencial sua flexibilidade; pois, em relação à divisão precedente do IBGE (1942), ela não obedece rigorosamente os territórios dos estados federados. Note que, na época em que foi feita, as divisões de Geiger cortavam três estados: MT, GO e MA. Do ponto de vista geográfico, a visão de Geiger é mais realista.
  • CERTO

    Em 1967, o geógrafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger propôs a divisão geoeconômica: 3 REGIÕES GEOECONÔMICAS - Amazônia, Centro-Sul e Nordeste.

    Essa organização regional favorece a compreensão das relações sociais e políticaś do país, pois associa os espaços de acordo com suas semelhanças econômicas, históricas culturais.