-
estaca é fundação profunda, radier é fundação rasa
-
“O método não deve ser utilizado em solos com baixa resistência superficial e em projetos arquitetônicos que resultem em cargas concentradas em determinados pontos das edificações”, comenta o engenheiro José Stucki, diretor de obras do Grupo Pacaembu, construtora especializada em construções habitacionais de interesse social. De modo geral, o radier encontra aplicação na construção de casas térreas, sobrados e edifícios com poucos pavimentos."
Não entendi pq a letra b está correta.
-
Já imaginou num solo de argila mole você utilizar o radier?
Também não compreendi a letra B, mas vida que segue.
-
A B tá correta, pessoal! Se o solo fosse de alta resistência seria mais viável concentrar maiores cargas pontuais, o radier faz o inverso.
-
Radier,
Recorre-se a esse tipo de fundação quando o terreno é de baixa resistência(fraco)e a espessura da camada do solo é relativamente profunda. Estando a camadaresistente a uma profundidade que não permite a cravação de estacas, devido aopequeno comprimento das mesmas,e por ser onerosa a remoção da camada fracade solo, optamos pela construção doradier,que consiste em formar uma placa con-tínua em toda a área da construção com o objetivo de distribuir a carga em toda asuperfície, a mais uniformemente possível, para tanto constrói-se em concreto armadocom armadura cruzada na parte superior e na parte inferior.
Fonte: https://duqueuai.files.wordpress.com/2010/09/o_edificio_ate_sua_cobertura_-_helio_alves_de_azeredo.pdf
-
A letra B está correta pois o radier dispõe de grande área de distribuição da força atuante. Assim, como a área é grande para uma determinada força, a tensão transmitida ao solo é pequena (tensão = força/área). Quando um solo tem baixa resistência, é necessário que o elemento de fundação tenha grande área de contato para a tensão transmitida ao solo também ser pequena.
-
Gabarito LETRA E