Diferenças entre os métodos PERT e CPM
● A principal diferença entre os métodos PERT e CPM encontra-se no tratamento das estimativas e na capacidade de incluir atividades repetitivas ou não repetitivas
● O CPM utiliza uma única estimativa de tempo para cada atividade, baseada no conhecimento prévio adquirido em trabalhos idênticos, enquanto que o PERT é o cálculo a partir da média ponderada de 3 durações possíveis de uma atividade (otimista, mais provável e pessimista)
● A rede PERT é probabilística e o CPM é determinístico
Segundo Stoner (1985), a principal diferença entre os métodos PERT e CPM encontra-se no tratamento das estimativas e na capacidade de incluir atividades repetitivas ou não repetitivas.
Boiteux (1985) afirma que o CPM utiliza uma única estimativa de tempo para cada atividade, baseada no conhecimento prévio adquirido em trabalhos idênticos. Entretanto, no PERT são empregadas três estimativas: tempo otimista, tempo mais provável e tempo pessimista.
De acordo com Martin (1972), PERT e CPM são métodos basicamente semelhantes e podem ser usados normalmente para proporcionar a informação programada desejada.
http://www.folgueral.com.br/producao/arquivos/controle%20estatistico%20do%20processo/02O126pert2.pdf