-
O mercado nacional ganhou mais autonomia no contexto mundial A PARTIR do momento da saída intervencionista do Estado, quando este agia diretamente no mercado, para uma atuação regulatória e fiscal cuja atuação é apenas regulatória e não intervencionista.
-
certo
-
CERTO.
A ampliação dos vínculos econômicos tem sido uma estratégia do Estado brasileiro a fim de se inserir definitivamente e com peso na economia global. Quanto maior for o número de empresas com interesses econômicos no Brasil, maior será a voz do país no contexto mundial, pois a geopolítica hoje está muito mais ligada a interesses de corporações transnacionais do que a conquistas territoriais, como ocorria outrora.
Fonte: 7000 Questões Comentadas do CESPE.
-
Fiquei em dúvida quanto esse "papel do Estado na regulação da atividade econômica", uma vez que com a globalização esse papel tem sido cada vez menor.
-
Errei o item pois olhei mais de uma perspectiva de que cada vez mais os Estados têm perdido autonomia no contexto da transnacionalização das empresas. É mister que a globalização tem minado o poder decisório dos Estados, atuando muito mais em concordância com seus próprios interesses do que com os interesses estatais propriamente ditos. Agora, concordo que ao ver a resposta postada pelo Daniel, acho que a interpretação também é possível.
-
Autonomia? Não seria a interdependência dos capitais?
CESPE (2003) - Com a crescente internacionalização da economia capitalista, observa-se uma interdependência das economias nacionais.
CERTO