SóProvas


ID
3056125
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Para que o projeto arquitetônico esteja em consonância com o projeto elétrico, é comum que o autor do projeto forneça o desenho da marcação dos pontos elétricos, com as quantidades necessárias e localizações cotadas dos mesmos, ao engenheiro eletricista. Nesta situação é importante a observação às normas técnicas. Neste sentido,, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F), para as falsas.
( ) O projetista deve se preocupar com a utilização da instalação por crianças e deficientes, o que interferirá nas alturas de alguns pontos elétricos da instalação, tais quais tomadas médias e interruptores.
( ) A denominada marcação dos pontos elétricos consiste na localização das lâmpadas, interruptores e tomadas, além do posicionamento do Quadro de Medição no interior da edificação, além do Quadro de Distribuição em seu exterior, preferencialmente no limite com a rua, para aferição periódica.
( ) Segundo a ABNT/NBR-5410/04, deve-se respeitar o mínimo recomendado para estabelecer a quantidade de Tomadas de Uso Geral (TUG). Em copas, cozinhas e áreas de serviços deve ser prevista uma TUG a cada 3,5 m de perímetro, sendo considerada uma tomada para fração restante menor 3,5 m.
( ) Tomada de Uso Específico (TUE) é aquela destinada a equipamentos que possuem cargas maiores, por exemplo uma lavadora de loucas. Em copas, cozinhas e áreas de serviços deve ser prevista uma TUE a cada 3,5 m de perímetro, sendo considerada uma tomada para fração restante menor 3,5 m.
( ) Para o cálculo de Tomadas de Uso Geral (TUG), utiliza-se o perímetro interno do ambiente para determinar quantidades, mas em um banheiro ou lavabo que possui área menor que 6 m2, não há necessidade de calcular o perímetro, basta estabelecer uma tomada de 600 VA.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • O QCONCURSOS não se dá ao trabalho de formatar para organizar a questão e possibilitar um melhor entendimento ao estudante.

  • Rapaz, no meu projeto, interruptor fica a 1,10-1,20m. Se a criança não conseguir alcançar, problema dela. Ela que pegue uma cadeira ou chame os pais!

  • ( V ) O projetista deve se preocupar com a utilização da instalação por crianças e deficientes, o que interferirá nas alturas de alguns pontos elétricos da instalação, tais quais tomadas médias e interruptores.

    ( F ) A denominada marcação dos pontos elétricos consiste na localização das lâmpadas, interruptores e tomadas, além do posicionamento do Quadro de Medição no interior da edificação, além do Quadro de Distribuição em seu exterior, preferencialmente no limite com a rua, para aferição periódica.

    Quadro de Medição → Exterior

    Quadro de Distribuição → Interior

    ( V ) Segundo a ABNT/NBR-5410/04, deve-se respeitar o mínimo recomendado para estabelecer a quantidade de Tomadas de Uso Geral (TUG). Em copas, cozinhas e áreas de serviços deve ser prevista uma TUG a cada 3,5 m de perímetro, sendo considerada uma tomada para fração restante menor 3,5 m.

    ( V ) Tomada de Uso Específico (TUE) é aquela destinada a equipamentos que possuem cargas maiores, por exemplo uma lavadora de loucas. Em copas, cozinhas e áreas de serviços deve ser prevista uma TUE a cada 3,5 m de perímetro, sendo considerada uma tomada para fração restante menor 3,5 m.

    TUG

    ( V ) Para o cálculo de Tomadas de Uso Geral (TUG), utiliza-se o perímetro interno do ambiente para determinar quantidades, mas em um banheiro ou lavabo que possui área menor que 6m2, não há necessidade de calcular o perímetro, basta estabelecer uma tomada de 600VA.

    NBR 5.410

    Em banheiros, cozinhas, copas, copas-cozinhas, áreas de serviço, lavanderias e locais análogos, no mínimo 600 VA por ponto de tomada, até 3 pontos, e 100 VA por ponto para os excedentes, considerando-se cada um desses ambientes separadamente.

    Quando o total de tomadas no conjunto desses ambientes for superior a 6 pontos, admite-se que o critério de atribuição de potências seja de no mínimo 600 VA por ponto de tomada, até 2 pontos, e 100 VA por ponto para os excedentes, sempre considerando cada um dos ambientes separadamente.