SóProvas


ID
3056167
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Dificilmente os softwares voltados às tecnologias BIM (Building Information Modeling) conseguem suportar exclusivamente todas as tarefas associadas a um projeto e à produção de uma construção. Uma das maneiras de resolver isso é o intercâmbio consistente de informações entre os softwares. Para Eastman et al. (2014, p. 65) a interoperabilidade representa a necessidade de passar dados entre softwares, permitindo que múltiplos tipos de especialistas e softwares contribuam para o trabalho em questão.

A respeito da interoperabilidade analise as afirmações:
I. A interoperabilidade elimina a necessidade de replicar a entrada de dados que já foram gerados e facilita fluxos de trabalho.
II. Os intercâmbios de dados entre dois softwares são realizados de duas maneiras: (1) Ligações diretas e proprietárias entre ferramentas BIM específicas e (2) Formatos de intercâmbio baseados em XML.
III. Ligações diretas proporcionam uma conexão integrada entre dois softwares, geralmente chamadas a partir de uma ou ambas as interfaces de usuários.
IV. Os formatos de intercâmbio baseados em XML envolvem o uso de um padrão aberto para o modelo de construção, dos quais o IFC (Industry Foundation Classes) ou o CIS/ 2 para aço são as principais opções.
V. Formatos para visualização de modelos, como PDF 3D e DWF, proporcionam capacidades que resolvam alguns tipos de problemas de interoperabilidade.

Assinale a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O iterm II contém erro pois só abrange 2 MANEIRAS para os intercâmbios de dados entre dois softwares, e na verdade EXISTEM 4 MANEIRAS de acordo com Eastman et al. (2014).

    " Existem quatro maneiras de trocas de dados entre os aplicativos BIM, de acordo com Eastman et al. (2014), conforme destacado abaixo:

    FONTE :

  • II. Os intercâmbios de dados entre dois softwares são realizados de duas maneiras: (1) Ligações diretas e proprietárias entre ferramentas BIM específicas e (2) Formatos de intercâmbio baseados em XML.

    Existem quatro maneiras de trocas de dados entre os aplicativos BIM, de acordo com Eastman et al. (2014), conforme destacado abaixo:

     

    IV. Os formatos de intercâmbio baseados em XML envolvem o uso de um padrão aberto para o modelo de construção, dos quais o IFC (Industry Foundation Classes) ou o CIS/ 2 para aço são as principais opções.

    Formatos públicos para segmentos específicos, como, por exemplo, o CIS/2

    Formatos abertos e públicos, como, no caso, o IFC

  • Oi!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -O resultado da sua aprovação é construído todos os dias.

  • Complementando a resposta dos colegas, os formatos de intercâmbio de dados são, conforme Eastman et al (2014):

    (1)    Ligações diretas e proprietárias entre ferramentas BIM específicas

    (2)     Formatos de intercâmbio baseados em XML.

    (3)     Formatos de arquivos de intercâmbio proprietários, principalmente lidando com geometria

    (4) Formatos públicos de intercâmbio de modelos de dados de produtos