-
Definição de Fundação rasa: H<2B
H =profundidade
B = Menor dimensão
Fundação direta:
sapata (rasa);
radier (rasa);
bloco (rasa);
tubulão (profunda.
Fundação indireta:
estaca hélice;
estaca franki;
estaca raiz;
e outras
Resposta letra " A" - Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
-
Reparem na pegadinha da assertiva "I":
"I- Tubulão é um elemento de fundação superficial de forma cilíndrica, em que, pelo menos na sua fase final de execução, se tem o alargamento da base realizado pela descida de um funcionário".
Apesar de ser considerado uma fundação DIRETA, porque a maior parte da transmissão ser por meio de sua base, o tubulão não é uma fundação superficial, mas sim PROFUNDA.
-
Gabarito: A
I- Tubulão é um elemento de fundação superficial de forma cilíndrica, em que, pelo menos na sua fase final de execução, se tem o alargamento da base realizado pela descida de um funcionário.
O tubulão é um tipo de fundação profunda de concreto. Porém, diferentemente da estaca que mantém sua dimensão ao longo de todo seu comprimento, no tubulão a base é alargada, isto é, o diâmetro da base é maior que o diâmetro do fuste. Deste modo, a maior parte de sua capacidade de carga provém do contato da base com o solo, enquanto que a estaca resiste aos esforços principalmente devido ao contato lateral com o solo.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tubul%C3%A3o
II- Radier é um elemento de fundação profunda que recebe todos os pilares da obra.
Radier é um tipo de fundação rasa que se assemelha a uma placa ou laje que abrange toda a área da construção. Os radiers são lajes de concreto armado em contato direto com o terreno que recebe as cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura e descarregam sobre uma grande área do solo.
https://www.escolaengenharia.com.br/radier/
-
Complementando as correções que já foram feitas nos outros comentários:
A questão é interessante, no entanto, é válido lembrar que o conceito trazido no enunciado diz respeito ao conceito de fundações profundas da NBR 6122:2010. Há uma nova versão da norma, a NBR 6122:2019 e o conceito de fundações profundas mudou.
Para a nova versão da norma, temos:
fundação profunda
elemento de fundação que transmite a carga ao terreno ou pela base (resistência de ponta) ou por sua superfície lateral (resistência de fuste) ou por uma combinação das duas, sendo sua ponta ou base apoiada em uma profundidade superior a oito vezes a sua menor dimensão dimensão em planta e no mínimo a 3,0 m; quando não for atingido o limite de oito vezes, a denominação é justificada. Nesse tipo de fundação incluem-se as estacas e os tubulões.
-
I-Tubulão: Fundação profunda
Com isso já elimina C,D e E