RESSALTO (SALTO) HIDRÁULICO • É uma sobre elevação brusca da superfície líquida; • Mudança de regime (supercrítico – subcrítico); • Caracteriza-se por uma elevação abrupta do nível d’água do escoamento.
“Ressalto hidráulico ou salto hidráulico é o fenômeno que ocorre na transição de um escoamento torrencial ou supercrítico para um escoamento fluvial ou subcrítico” (PORTO, 2004),
Caracteriza-se por uma elevação abrupta do nível d’água do escoamento; • Em virtude do aumento do nível d’água passar pelo nível crítico, forma-se uma onda estacionária; • Esta onda é instável, devido à grande turbulência formada, Tal turbulência provoca uma grande perda de carga no escoamento; • Por este fato, este fenômeno é muito utilizado em estruturas dissipadoras de energia de escoamento
II. Tipos de Ressalto Hidráulico
A) O salto elevado, com um grande turbilhonamento, que faz certa porção do líquido rolar contra a corrente.
B) Superfície agitada, porém sem remoinho e sem retorno do líquido. Essa segunda forma ocorre quando a profundidade inicial não se encontra muito abaixo do valor crítico.
III. Classificação
a) Ressalto ondulado;
b) Ressalto fraco;
c) Ressalto oscilante;
d ) ressalto estacionário
fonte : https://engenhariacivilfsp.files.wordpress.com/2015/11/aula-09_ressalto-1.pdf
O aspecto físico do ressalto hidráulico varia de acordo com a velocidade na seção de montante, ou, mais precisamente, com o número de Froud nesta seção.
Complementando:
Ressalto Hidráulico:
- Elevação brusca NA;
- Curta distância;
- Grande turbulência;
- Perda carga (energia) massa fluida;
Ocorre:
- Escoamento com superfície livre;
- Transição regime supercrítico (torrencial, rápido) para subcrítico (fluvial, lento).
↑ número Froude: + forte ressalto;
Para que ocorra ressalto: número Froude > 1.