SóProvas


ID
3059335
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre o diagnóstico em psicanálise é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A) Deve ser estabelecido sempre nas entrevistas preliminares, que tem duração aproximada de quatro sessões. É apenas com o diagnóstico que a análise tem início.

    B) Operando através da transferência, o papel do psicanalista é ler os fenômenos que se apresentam e situar o paciente como sujeito da/na linguagem; assim, o diagnóstico é estrutural e fenomenológico.

    C) É similar ao diagnóstico médico (nosográfico), mas diferente desse não procura enquadrar o paciente em uma categoria estanque, mas dar singularidade a uma categoria generalista que chama de estrutura psíquica.

    D) O diagnóstico é importante pois, uma vez que o sintoma só pode ser acessível através da fala do paciente, o psicanalista passa, através da fala e do diagnóstico daí proveniente, a funcionar apenas como um leitor desses fenômenos.

    E) Com base no diagnóstico, o psicanalista pode operar sobre a transferência que seu paciente estabelece, uma vez que a relação transferencial do paciente com o analista passa pela sua estrutura psíquica, e é por meio desta que a análise se desenvolve.

    O psicanalista, operando através da transferência, não trabalha como um leitor de fenômenos e sim como nomeador de um modo de incidência do sujeito na linguagem. O diagnóstico aparece então como estrutural e não mais fenomenológico. Por diagnóstico estrutural podemos por hora entender como um diagnóstico que se dá a partir da fala dirigida ao analista, logo, sob transferência, onde os fenômenos vão se orientar com referência ao analista como um operador e não como pessoa.

    Figueiredo, Ana Cristina, & Machado, Ondina Maria Rodrigues. (2000). O diagnóstico em psicanálise: do fenômeno à estrutura. Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica3(2), 65-86. https://dx.doi.org/10.1590/S1516-14982000000200004

    Gabarito: Letra E