-
Gabarito: Letra A
-
psicanálise é tão difícil
-
Nossa. Alguém pode traduzir o gabarito pra português? Qual o erro das outras alternativas?
-
Letra A) correta . Em psicanalise não é possível dizer que haja um final ideal de uma análise. Mas lacan propõe que a objetivo final da analise seria a travessia do fantasma. O objetivo seria que o sujeito pudesse obter outras vias de satisfação que não pela via do gozo, que é o prazer com o sofrimento, para além do princípio do prazer, quando o sujeito está apegado ao sintoma sendo este apego uma forma de satisfação pulsional, já que a pulsão não pode ser satisfeita pelas vias normais ou de outra forma por causa do recalque. Ao lutarmos contra a inércia libidinal, ou em termos lacanianos, contra o gozo, torna-se possível para o analisando uma mudança de posição subjetiva na regulação da dor e do prazer. Inércia libidinal é o mesmo que gozo.
B) A psicanalise nunca propôs que o objetivo da análise fosse conduzir o sujeito a uma adaptação social, ou mesmo ao autoconhecimento. O objetivo da analise é trazer a tona através das interpretações e superação das resistências os conteúdos recALCADOS QUE ESTÃO POR tras dos sintomas. A questão da cultura em si é referida por Freud porque para poder se humanizar e viver em sociedade o homem precisa abdicar de suas pulsões, de uma forma de satisfação pulsional sexual e agressiva recalcando esses instintos, então ele abre mão da própria satisfação, contudo, essa pulsão vai se satisfazer de outras formas, pela via dos sintomas. A grosso modo estamos falando aqui da neurose, pois na neurose é o recalque que opera. O erro está aqui: a análise possibilita uma forma de autoconhecimento que propicia uma aceitação dessa realidade o que aplaca o sofrimento inerente à vida comunitária.
-
c) está errado, pois a analise não visa o esgotamento do simbólico. Lacan prospos tres dimensões: o real, o simbolico e o imaginário. O registro do simbólico é o lugar fundamental da linguagem. É a relação do sujeito e o grande Outro. No sujeito envolve aspectos conscientes e inconscientes. Isto significa que a maneira que o inconsciente se manifesta se dá através da linguagem.
Lacan (1998) descreve a linguagem como o simbólico, já que é por meio dela que o sistema de representações, baseado em significantes, determinam o sujeito à sua revelia. É por meio desse sistema simbólico que o sujeito refere-se a si mesmo ao usar a linguagem (ROUDINESCO; PLON, 1998).
O simbólico é onde estão articuladas as questões fundamentais do sujeito sobre o sexo, morte e a procriação.
-
e) lacan propos uma teoria dos discursos: o discurso do mestre,
da histérica (ela não sabe, pergunta para o outro), o discurso do capitalista e
o discursos universitário.
O discurso da histérica
é o modelo, por excelência, do discurso do analisando. O objetivo da analise
não é levar o analisado para o discurso do mestre. histeria está no
alicerce da psicanálise e tem lugar fundamental na teoria dos discursos, pois o
discurso histérico é chave do processo de cura psicanalítico.
Kleuma Araújo
-
ta loco, tem banca que apela
-
??????