B) Segundo Freud, o apogeu do complexo de Édipo é vivido entre os três e os cinco anos, durante a fase fálica; o seu declínio marca a entrada no período de latência. É revivido na puberdade e é superado com maior ou menor êxito num tipo especial de escolha de objeto. O complexo de Édipo desempenha papel fundamental na estruturação da personalidade e na orientação do desejo humano.
C)Pai e Mãe são funções e não necessariamente os genitores da criança.
D) Em AMBOS o complexo de Édipo está presente, mas a maneira de lidar com o complexo de Édipo e de castração é diferente nos meninos e meninas. As meninas entram no complexo de Édipo a partir do complexo de castração e os meninos saem do complexo de Édipo a partir do complexo de castração.
E) O pai representa a possibilidade do equilíbrio pensado como regulador da capacidade da criança investir no mundo real. A necessidade da figura paterna no processo de desenvolvimento infantil ocorre entre seis e doze meses, quando a criança se vê inserida no triângulo edípico, denominado organização genital precoce, e, na adolescência, quando a maturação genital obriga a criança a definir seu papel na procriação, havendo um movimento mais intenso na adolescência para que o filho alcance maior autonomia.
Gabarito: Letra A