O tema central do trecho colocado como entrada da questão é o que está dito na primeira frase, como definidor da realidade atual: “um mundo em constante transformação" . Em seguida há a indicação de várias questões que marcam o dia a dia ao redor do planeta. Convivemos com desgaste do meio ambiente, aquecimento global, graves distorções sociais entre países e, dentro de muitos países. Direitos Humanos são considerados importantes mas ainda são violados. Há fartura de produção e milhares morrem de fome. Embora haja um aumento do quantitativo de democracias , há ainda ditaduras . Clama-se pela paz e a violência marca a vida de muitos , todos os dias.
A afirmativa trata da questão dos refugiados, que é uma das questões mais sérias e preocupantes da atualidade. Segundo o ACNUR – Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, são entendidas como tal
“as pessoas que escaparam de conflitos armados ou perseguições. Com frequência, sua situação é tão perigosa e intolerável que devem cruzar fronteiras internacionais para buscar segurança nos países mais próximos, e então se tornarem um 'refugiado' reconhecido internacionalmente, com o acesso à assistência dos Estados, do ACNUR e de outras organizações. São reconhecidos como tal, precisamente porque é muito perigoso para eles voltar ao seu país e necessitam de um asilo em algum outro lugar"
É preciso, no entanto, distinguir “refugiados" de “migrantes" . Ainda segundo o ACNUR ,migrantes
“escolhem se deslocar não por causa de uma ameaça direta de perseguição ou morte, mas principalmente para melhorar sua vida em busca de trabalho ou educação, por reunião familiar ou por outras razões".
A Europa e outras regiões consideradas “ desenvolvidas" atraem tanto migrantes quanto refugiados. E, por conta de guerras como a destruidora guerra civil na Síria e em regiões africanas, assim como ditaduras que perseguem opositores, o quantitativo de refugiados , que muitas vezes chegam em pequenos barcos através do Mar mediterrâneo, é imenso. A quantidade de desastres com pequenas embarcações superlotadas é assustadora.
O número de mortos, de idosos à crianças pequenas e bebês, alcança a casa dos milhares. Chegam às praias da Grécia, da Itália e da Espanha. Mas buscam a Alemanha, a França e os países nórdicos.
Porém , os caminhos tem sido fechados. Há fronteiras fechadas como as da Croácia. Há refugiados e migrantes acampados precariamente em fronteiras atendidos por ONGs e pelo ACNUR.
São poucos os países europeus que os recebem com boa vontade.
Os dados acerca da questão dos refugiados estão disponíveis em publicações do ACNUR e em publicações jornalísticas.
Não há necessidade de estudo acadêmico para responder o que se pede. Mas é necessária a atenção às notícias sobre o tema.
A afirmativa é incorreta.
Gabarito do Professor: ERRADO.