SóProvas


ID
3061096
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

As Tecnologias de Informação e Comunicação contribuem para a melhoria do funcionamento do aparato estatal, da prestação de serviços públicos, bem como para a promoção da democracia e da cidadania. Sobre Sistemas de Informação e Desenvolvimento Gerencial é correto afirmar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GAB. E

    e) A Lei Federal n. 12.527/11, denominada Lei de Acesso à Informação, que estipula que qualquer pessoa, física ou jurídica, independentemente de justificativa para solicitação das informações, poderá requisitá-las por meios legítimos, não deve ser considerada como um instrumento de fortalecimento da democracia.

  • DEVE SIM.

    GAB:E

  • LETRA (E)

    LEIA DA SEGUINTE FORMA:

    A Lei Federal n. 12.527/11, denominada Lei de Acesso à Informação, não deve ser considerada como um instrumento de fortalecimento da democracia.

    Então vc verá o quanto a questão está errada.

    Espero ter ajudado

    FORÇA E PERSISTÊNCIA :-)

  • E

    Lei 12527

    Art. 10. Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades referidos no art. 1º desta Lei, por qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida.

    § 1º Para o acesso a informações de interesse público, a identificação do requerente não pode conter exigências que inviabilizem a solicitação.

    § 2º Os órgãos e entidades do poder público devem viabilizar alternativa de encaminhamento de pedidos de acesso por meio de seus sítios oficiais na internet.

    § 3º São vedadas quaisquer exigências relativas aos motivos determinantes da solicitação de informações de interesse público.

  • Analisando cada alternativa separadamente, temos que:  

    A) CORRETO. A prestação de serviços públicos de qualidade passa por uma acreditação junto à sociedade. Essa confiança surge com as melhorias dos serviços públicos, com a economia de recursos e com o aumento de produtividade resultantes de uma interação constante com o público para identificação de suas necessidades, a fim de estruturar políticas públicas efetivas.

    B) CORRETO. De acordo com o site do Governo Federal, a definição de Governo Aberto é dado pela nova visão da Administração Pública que visem promover ações com princípios da: Transparência, Prestação de Contas e Responsabilização (Accountability), Participação Cidadã e Tecnologia e Inovação. Ou seja, a afirmativa está de acordo com a definição oficial. 

    C) CORRETO. O Sistema de Informação Gerencial possuem a função de fornecer as informações necessárias para o gerenciamento das organizações, dessa forma, as tomadas de decisões são mais eficazes.

    D) CORRETO. Esse modelo foi adotado para substituir a administração patrimonialista, que definiu as monarquias absolutas, na qual o patrimônio público e o privado eram confundidos. Na Administração Pública Burocrática existia “a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese, o poder racional-legal. Os controles administrativos visando evitar a corrupção e o nepotismo são sempre a priori. Parte-se de uma desconfiança prévia nos administradores públicos e nos cidadãos que a eles dirigem demandas. Por isso são sempre necessários controles rígidos dos processos como ,por exemplo, na admissão de pessoal, nas compras e no atendimento a demandas" (Pereira, 1995).

    E) ERRADO. Com base na Lei Federal n.º 12.527/11, Art. 10 nos diz que “Art. 10. Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades referidos no art. 1º desta Lei, por qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida.".

    Porém, a afirmativa se torna errada ao abordar que “não deve ser considerada como um instrumento de fortalecimento da democracia.".


    Gabarito do Professor: Letra E.
  • A Lei 12.527 de 2011, sancionada pela Presidenta Dilma, sem dúvidas, é um instrumento de fortalecimento da democracia.