-
VRRP e HSRP
O protocolo Cisco Hot-Standby Routing Protocol (HSRP) e o IETF Virtual Routing Redundancy Protocol (VRRP) são particamente idênticos, em termos de funcionalidades e configuração. O HSRP, por ser proprietário Cisco, apenas roda em elementos Cisco. O VRRP, por sua vez, roda em qualquer elemento que suporte a RFC 3768.
A idéia por trás de ambos os protocolos é relativamente simples: Chavear o tráfego de um roteador para outro, em caso de queda no link, ou do próprio roteador.
-
Questão para fazer por eliminação, agregando conhecimento ao comentário da colega Aline:
a) Incorreta, único beneficio do IPV6? Mas o que seria mais eficiente? Enfim, afirmativa totalmente equivocada, pois o IPV6 possui inúmeros benefícios, entre eles: resolver a escassez de endereços ipv4, aumentar a segurança das redes( através dos cabeçalhos ESP e AH), diminuir o 'trabalho' dos roteadores;
.
b) O modelo original do TCP/IP prevê três camadas: Enlace, Internet e Transporte.
Incorreta, segundo Tanenbaum, stallings e Kurose, o modelo TCP/IP possui 5 camadas são elas: Host/Rede; Enlace; Internet; Transporte e Aplicação
Para futuras leituras: https://www.redesbrasil.com/modelo-tcp-ip-4-ou-5-camadas/
c) CORRETA, GABARITO DA QUESTÃO. Conforme comentário da Aline.
.
d) A Quality of Service (QoS) oferece serviços de rede inteligente, que, quando corretamente aplicados, fornecem desempenho consistente, embora raramente previsível.
Incorreta, é previsível sim! Pois após você definir um fluxo (IntServ) ou uma classe(DiffServ) podemos prever o que ocorrerá na rede.
.
e) UDP é um protocolo de comunicação que tem base no envio de pacotes de informação fazendo extensa verificação de erro. Tem como objetivo a integridade do pacote acima da velocidade de envio.
Incorreta, embora o cabeçalho UDP possua um CheckSum,este é usado somente para garantir a exatidão da mensagem, não para realizar uma extensa verificação de erro.
-
A
INCORRETA. No começo da década de 1990, a IETF [Internet Engineering Task Force] iniciou um esforço para desenvolver o sucessor do protocolo IPv4. Uma motivação primária para esse esforço foi o entendimento de que o espaço de endereços IP de 32 bits estava começando a escassear, com novas sub-redes e nós IP sendo anexados à Internet (e ainda recebendo endereços IP exclusivos) a uma velocidade estonteante. Para atender a essa necessidade de maior espaço para endereços IP, um novo protocolo IP, o IPv6, foi desenvolvido. (KUROSE; ROSS, 2010, p. 265)
B
INCORRETA. O modelo original do TCP/IP prevê cinco camadas: Aplicação, Transporte, Rede, Enlace e Física, segundo KUROSE e ROSS (2010).
CORRETA. O Hot Standby Routing Protocol (HSRP) fornece a tolerância a falhas e o aprimoramento do desempenho do roteamento para redes IP. Ele permite que os roteadores monitorem o estado operacional entre si e assumam rapidamente a responsabilidade pelo encaminhamento de pacote, no caso do dispositivo do grupo HSRP responsável pelo encaminhamento falhar, ou ser desativado para a manutenção.
O protocolo VRRP [Virtual Router Redundancy Protocol] seria uma versão IETF (Internet Engineering Task Force) (RFC 5798) do HSRP. A vantagem do VRRP sobre o HSRP é que ele pode ser configurado em roteadores de quaisquer fabricantes, e não apenas Cisco. Disponível em < https://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialredeipint1/pagina_2.asp> Acesso em 18/09/2019.
C
INCORRETA. O objetivo da QoS é fornecer serviço de rede melhor e mais previsível, fornecendo largura de banda dedicada, jitter [variação de atraso] controlado por latência, e perda de características melhoradas. QoS atinge esses objetivos, fornecendo ferramentas para gerenciar o congestionamento da rede, formação de rede tráfego, utilizando-se de maneira ampla área de link de forma mais eficiente, e definindo políticas de tráfego em toda a rede. QoS oferece serviços de rede inteligente que, quando corretamente aplicadas, ajudam a fornecer desempenho consistente e PREVISÍVEL. (CISCO SYSTEMS, 2006) https://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialqosotm/pagina_3.asp Acesso em 09/09/2019
D
INCORRETA. O UDP provê um serviço não confiável de transferência de dados – isto é, quando um processo envia uma mensagem para dentro de um socket UDP, o protocolo não oferece nenhuma garantia de que a mensagem chegará ao processo receptor. Além do mais, mensagens que realmente chegam ao processo receptor podem chegar fora de ordem. O UDP não inclui um mecanismo de controle de congestionamento; portanto, um processo originador pode bombear dados para dentro de uma camada abaixo (a camada de rede) à taxa que quiser. (KUROSE; ROSS, 2010, p. 69)
-
Trata-se de uma questão sobre redes de computadores.
Vamos para as alternativas.
A) Errada. Outro grande motivo para a troca, talvez o principal, é que o número de IPs do IPv4 se mostrou curto, face o crescimento da internet.
B) Errada. O TCP/IP prevê 4 camadas, acesso a rede, internet, transporte e aplicação.
C) Correta. HSRP (Hot Standby Router Protocol) é um protocolo de redundância proprietário da CISCO. VRRP (Virtual Router Redundancy Protocol) é outro protocolo de redundância utilizado para roteadores virtuais.
D) Errada. QoS é amplamente utilizado e com grande previsibilidade.
E) Errada. Diferentemente do TCP, o UDP não faz verificação de erros, justamente para ganhar performance.
Gabarito do Professor: Letra C.
-
Não fazia idéia do que eram VRRP e HSRP, mas devido aos erros absurdos das outras alternativas, acertei por eliminação.