SóProvas


ID
3061624
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Teixeiras - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em 2016, o dicionário Oxford elegeu a palavra “pós-verdade” como o termo do ano. A expressão se refere a um momento no qual as emoções e as crenças pessoais possuem mais importância que os fatos objetivos. Como consequência, o processo de desinformação aumenta, assim como a confusão entre fato e ficção, quando as mentiras se tornam verdades.

A ciência vive uma crise de autoridade e enfrenta as chamadas fake news científicas, que geram desconfiança sobre temas já testados e comprovados ao longo da história.


Assinale a alternativa que não se configura alvo de fake news atualmente.

Alternativas
Comentários
  • Desculpa... Eu ri

  • Resposta: D

  • GABARITO: LETRA D

    → fazendo com interpretação:

    → o processo de fotossíntese é um estudo que não está em alta, digamos assim: não faz parte das notícias que circulam atualmente, não faz parte da cotidianidade e, principalmente, não gera polêmica ao ponto de se produzir fake news, ao contrário das outras alternativas.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! RUMO À APROVAÇÃO!!

  • Aquecimento global foi testado e aprovado? kkkkkkkkk

  • Eu em ????

  • Medo: se algum olavete resolver causar, daqui a pouco a fotossíntese vai estar nos trending topics...que preguiça que dá!

  • "Temas já testados e comprovados ao longo da história". Isso é besteira. O sujeito da banca que fez a questão deve ser "de humanas", e nunca teve contato com produção científica experimental.

    A ciência, por definição, está em constante estado de debate interno e de refutações.

    Vacinas, mudanças climáticas, vírus HIV não são objetos de estudo estacionários.

    Acontece que um determinado "estado de arte" da ciência é o que chegava a nós, público leigo, até há alguns anos, quando a dinâmica das informações não era tão frenética. Com o aumento da circulação de informações, massivamente contraditórias e controversas, sem saber exatamente como filtrá-las, as pessoas se sentem ansiosas e inseguras, porque perderam o seu senso de orientação e apoio, fazendo com que alguns digam sob um verniz de soberba: "que preguiça".

  • Hoje tem seres que não acreditam nem no formato redondo (geóide né) da Terra. Também tem outros que não acreditam no aquecimento global. DIsto para inventarem alguma coisa para a fotossíntese... é só a fotossíntese aparecer nos jornais. Ae vão falar que esta história de fotossíntese é coisa de comunista.

    Mas é só pensar em temas que estão na mídia. Normalmente temas famosos geram mitos, lendas, teorias da conspiração. Fotossíntese não está na mídia...

  • Não sei se eu rio do enunciado da questão ou dos comentários lacradores. Save-me.

  • fake news no Brasil, país da malandragem e da alienação, é tudo aquilo que vai contra as ideologias fracassadas implantadas nas escolas e na mídia em geral...

  • Muito obrigado lula e Bolsonaro por desviarem o foco da concorrência!

  • Banana infectada com HIV - Umas das mais conhecidas é a que afirma que bananas infectadas com aids foram encontradas no Brasil. Essa é uma notícias falsa

    Mutamba cura aids – Outra notícia que circulou muito na internet foi que um produto feito à base de uma planta chamada mutamba curava o HIV/aids. Diante da circulação dessa notícia falsa na redes sociais, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, em 2016, por meio de uma resolução , proibindo a publicidade do produto em todo o território nacional

    Pessoas vestidas de branco transmitem aids - Outra fake news que circula sobre a infecção pelo HIV é essa que alerta que "pessoas vestidas de branco" se passam por estudantes de enfermagem com o objetivo de transmitir o vírus da aids. Em tom alarmista, e até preconceituoso, a notícia, circulou durante os anos de 2014 e 2017, principalmente pelo WhatsApp,

  • Não tinha algo mais interessante para cair em uma questão de concurso....afffff

  • Nenhum dessas ae é fake news tal ok ?!A culpa é da Globo é do PT, que tem um plano mirabolante par dominar o mundo se unindo a superpotências como Cuba, Venezuela etc.. é o que eu acho disso dae tal ok?!

    Globo me esquece tal ok, pronto falei, vou tomar meu suco de laranja.