-
GABARITO: LETRA B
→ III- Deve utilizar gírias, regionalismo, memes das redes sociais e linguagem acadêmica permitindo o entendimento de poucos.
→ esse item é para uma comunicação informal, visto que em relação à Redação Oficial temos uma comunicação formal o uso das enumerações do item é inadequado.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
GABARITO: LETRA B
Para a obtenção de clareza, sugere-se:
a) utilizar palavras e expressões simples, em seu sentido comum, salvo quando o texto versar sobre assunto técnico, hipótese em que se utilizará nomenclatura própria da área;
b) usar frases curtas, bem estruturadas; apresentar as orações na ordem direta e evitar intercalações excessivas. Em certas ocasiões, para evitar ambiguidade, sugere-se a adoção da ordem inversa da oração;
c) buscar a uniformidade do tempo verbal em todo o texto;
d) não utilizar regionalismos e neologismos;
e) pontuar adequadamente o texto;
f) explicitar o significado da sigla na primeira referência a ela; e
g) utilizar palavras e expressões em outro idioma apenas quando indispensáveis, em razão de serem designações ou expressões de uso já consagrado ou de não terem exata tradução.
FONTE: MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 3ª EDIÇÃO.
-
III- Deve utilizar gírias, regionalismo, memes das redes sociais e linguagem acadêmica permitindo o entendimento de poucos.
Isso é pra matar a questão! kkkkk
-
use memes em redação oficial, acredite no seu potencial.
-
a pronto, nem pode mais usar memes na redação oficial.
-
Essa alternativa III... já dá pra imaginar enviando um trollface via e-mail para o chefe da repartição, kkk
-
Gabarito: B
Os textos das mensagens eletrônicas não podem ser redigidos com abreviações como “vc”, “pq”, usuais das conversas na internet, ou neologismos, como “naum”, “eh”, “aki”;
-
Esta é uma questão que exige do
candidato conhecimento referente a alguns aspectos da redação oficial, a partir
do que determina o Manual de Redação da Presidência da República.
I. Conforme orienta o Manual de Redação, a finalidade da redação oficial é comunicar com objetividade e máxima clareza, sempre em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos, ou seja, ela deve ser impessoal. Além disso, o texto deve ser claro e, dessa forma, possibilitar imediata compreensão pelo leitor. Nesse sentido, inferimos que esta afirmativa está correta.
II. De acordo o Manual de Redação, para a obtenção da clareza, entre outras coisas, é necessário utilizar palavras e expressões simples, em seu sentido comum, salvo quando o texto versar sobre assunto técnico, hipótese em que se utilizará nomenclatura própria da área. Dessa forma, identificamos que esta afirmativa também está correta.
III. Outro ponto que o Manual de redação apresentada para a obtenção da clareza é não utilizar regionalismos e neologismos. Além disso, o atributo que trata acerca do uso da norma padrão da língua portuguesa estabelece que o uso do padrão culto é imprescindível na redação oficial por estar acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas, regionais; dos modismos vocabulares e das particularidades linguísticas. Sendo assim, inferimos que esta afirmativa está incorreta.
A partir da análise apresentada acima, verificamos que
apenas estão corretas as afirmativas I e II e, portanto, a alternativa que responde este
item é a letra B.
Gabarito do Professor: Letra B.