SóProvas


ID
3063382
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Serra - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Espirometria é o método de escolha na determinação da limitação ao fluxo de ar e estabelecimento do diagnóstico de asma. São indicativos de asma:

I- Obstrução das vias aéreas caracterizada por redução do volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1) para abaixo de 80% do previsto e da sua relação com a capacidade vital forçada para abaixo de 75% em adultos e de 86% em crianças;
II- Obstrução ao fluxo aéreo, que desaparece ou melhora significativamente após o uso de broncodilatador (aumento do VEF1 de 7% em relação ao valor previsto e de 200 mL em valor absoluto, após inalação de beta-2 agonista de curta duração), ressaltando-se que limitação ao fluxo aéreo sem resposta ao broncodilatador em teste isolado deve ser interpretada como obstrução irreversível das vias aéreas;
III- Aumentos no VEF1 superiores a 20% e excedendo a 250 ml de modo espontâneo no decorrer do tempo ou após intervenção com medicação controladora (ex., prednisona 30 a 40 mg/dia VO, por duas semanas).

Dos itens acima:

Alternativas
Comentários
  • Espirometria: É o método de escolha na determinação da limitação ao fluxo de ar e estabelecimento do diagnóstico de asma. São indicativos de asma:

    I-obstrução das vias aéreas caracterizada por redução do volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF) para abaixo de 80% do previsto e da sua relação com a capacidade vital forçada para abaixo de 75% em adultos e de 86% em crianças;

    II-obstrução ao fluxo aéreo, que desaparece ou melhora significativamente após o uso de broncodilatador (aumento do VEF de 7% em relação ao valor previsto e de 200 mL em valor absoluto, após inalação de beta-2 agonista de curta duração), ressaltando-se que limitação ao fluxo aéreo sem resposta ao broncodilatador em teste isolado Não deve ser interpretada como obstrução irreversível das vias aéreas; (Erro do item II)

    III- aumentos no VEF1 superiores a 20% e excedendo a 250 ml de modo espontâneo no decorrer do tempo ou após intervenção com medicação controladora (ex., prednisona 30 a 40 mg/dia VO, por duas semanas).

    Fonte:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132006001100002

    IV Diretizes Brasileiras para o Manejo da Asma

  • Espirometria : método que determina limite de ar e estabelece diagnóstico de asma .

    QUESTÃO :

    São indicativos de asma :

    I- Obstrução das vias aéreas caracterizada por REDUÇÃO do volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1) : abaixo de 80% do previsto e da sua relação com a capacidade vital forçada para abaixo de 75% em adultos e de 86% em crianças . V .

    II- Obstrução ao fluxo aéreo, que desaparece ou melhora significativa-mente após o uso de broncodilatador (AUMENTO VEF1)de 7% em relação ao valor previsto e de 200 mL em va- lor absoluto, após inalação de beta-2 agonista d curta duração),ressaltan do-se que limitação ao fluxo aéreo sem resposta ao broncodilatador em teste isolado deve ser interpretada co

    mo : OBSTRUÇÃO IRREVERSÍVEL das vias aéreas : F .

    III- Aumentos no VEF1 superiores a 20% e excedendo a 250 ml de modo espontâneo no decorrer do tempo ou após intervenção com medicação controladora (ex., prednisona 30 a 40 mg/dia VO, por duas semanas). V .

    GABARITO :

    C ) Apenas os itens I e III estão corretos .