SóProvas


ID
3063616
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Campo Grande - MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Diversos elementos anormais podem ser encontrados na urina humana por meio de análise do sedimento urinário. Em uma amostra de urina de pH alcalino, é possível se encontrar cristais do tipo:

Alternativas
Comentários
  • Urina normal alcalina: fosfato amorfos, triplo, carbonato de cálcio e biurato amonio.

    Cristais normais ácidos: uratos amorfos, uratos cristalinos, ácido úrico, oxalato de cálcio.

  • O tipo de cristal é determinado pela causa e pH da urina, sendo os principais cristais:

    Cristal de oxalato de cálcio, que tem formato de envelope e normalmente está presente em urinas de pH ácido ou neutro. Além de ser considerado um achado normal, quando em baixas concentrações, pode ser indicativo de cálculo renal e normalmente está relacionado à dieta rica em cálcio e ingestão de pouca água, por exemplo. Esse tipo de cristal também pode ser identificado em grandes quantidades na diabetes mellitus, doenças hepáticas, doenças renais graves e como consequência de uma dieta rica em vitamina C, por exemplo;

    Cristal de ácido úrico, que normalmente é encontrado em urinas de pH ácido e é normalmente relacionada à dieta hiperproteica, já que o ácido úrico é um subproduto da degradação das proteínas. Assim, dietas ricas em proteínas levam ao acúmulo e precipitação de ácido úrico. Além disso, a presença de cristais de ácido úrico na urina pode ser indicativo de gota e nefrites crônicas, por exemplo.

    Cristal de fosfato triplo, que é encontrado em urinas de pH alcalino e é constituído por fosfato, magnésio e amônia. Esse tipo de cristal em elevadas concentrações pode ser indicativo de cistite e hipertrofia da próstata, no caso dos homens.