SóProvas



Questões de Exame De Rotina De Urina: Coleta, Realização E Interpretação


ID
762466
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

A alternativas a seguir apresentam as vantagens da triagem em urina por cromatografia em camada delgada (CCD), à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • No Brasil o anexo 11 da Norma Regulamentadora 15 (NR 15), determina que no ambiente de trabalho a concentração máxima para uma exposição semanal de até 48 horas é de 39 ppm. Posto que a afinidade do monóxido de carbono com a hemoglobina é de 200-300 vezes maior que a do oxigênio, apenas um pouco de monóxido de carbono no ar reage com grande quantidade de hemoglobina o que impede a formação de oxi-hemoglobina, causando a chamada asfixia química. Se respirado em concentrações superiores a 4000 ppm por um número de horas muito prolongado, o monóxido de carbono pode levar a óbito. 

    Alternativa correta: A
  • Incorreta B. É necessário uma amostra referência para comparar os fatores de retenção (Fr) na CCD e possibilitar uma maior exatidão


ID
1154104
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Considerando os aspectos de preparo, coleta e transporte de amostras referentes a análises clínicas, julgue o  item  a seguir.


Alguns compostos comumente usados para preservar amostras de urina coletadas durante 24 horas são etanol, isopropanol e acetato de etila.

Alternativas
Comentários
  • Alguns exemplos de compostos utilizados para preservar amostras de urina são: tolueno, clorofórmio, fenol, ácido ascorbico, ácido clorídrico, tuluol, ácido benzoico, carbanato de sódio, timol, fluoreto de sódio, formaldeído,

  • Preservantes que podem ser utilizados para conservar amostras a serem utilizadas em análises aleatórias incluem tolueno, formalina, timol, comprimidos preservantes geradores de formaldeído, clorofórmio, ácido bó- rico e clorexidina.

    Formalina (1 gota/30 mL de urina) é um bom preservante para sedimentos urinários, porém, quando utilizado em concentração muito alta, provoca a precipitação de proteínas, gerando testes falso-negativos para substâncias redutoras.

    Tolueno (2 mL/100 mL de urina) preserva cetonas, proteínas e substâncias redutoras, contudo não é eficaz contra bactérias já presentes na urina. Uma vez que o tolueno flutua sobre a superfície da urina, pode ser difícil separá-lo da amostra a ser testada. Além disso, o tolueno é inflamável.3

    Timol (um cristal pequeno) é um conservante adequado, porém raramente utilizado para a maioria dos constituintes urinários. O timol interfere com o teste de precipitação ácida de proteínas, mas não interfere nos testes com tiras reagentes para proteínas.

    Comprimidos preservantes (1 comprimido/30 mL de urina), disponíveis comercialmente, em geral atuam liberando formaldeído. Nessa concentração, o formaldeído não irá interferir no teste de substâncias redutoras, porém concentrações maiores resultarão em falso-positivos. O formaldeído aumenta a gravidade específica em 0,005/1 comprimido/30 mL.4

    Clorofórmio embora utilizado para inibir o crescimento bacteriano, não é recomendado para amostras de rotina, uma vez que provoca alterações nas características do sedimento celular.5

    Ácido bórico preserva elementos formados, porém interfere na leitura do pH.6 O ácido bórico é o conservante empregado em tubos utilizados na preservação da urina para cultura e teste de sensibilidade. O fabricante Becton Dickinson disponibiliza um tubo com vácuo, com tampa cinza, que contém ácido bórico e formato de sódio. Este tubo não deve ser confundido com o tubo de coleta de sangue de tampa cinza, que contém fluoreto de sódio e oxalato de potássio.

    Clorexidina impede o crescimento bacteriano, sendo útil como preservante de glicose.7 A Becton Dickinson produz um tubo cônico com vácuo, de tampa vermelha/ amarela, que contém clorexidina, etilparabeno e propionato de sódio. Embora as amostras transferidas a esse tubo para transporte permaneçam estáveis por 72 horas, a falta de proteção contra luz implicará em resultados incorretos para bilirrubina e urobilinogênio.6

    Mundt, Lillian A.; Shanahan, Kristy (2011-01-01). Exame de Urina e de Fluidos Corporais de Graff (Página 27).  . Edição do Kindle. 


ID
1219027
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFGD
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Um exame de urina EAS com nitrito positivo é indicativo de.

Alternativas
Comentários
  • A presença de nitrito é indicativo de infecção por bactérias devido ao fato desses microorganismos, em sua maioria, metabolizar o nitrato disponivel no meio em nitrito


ID
1219030
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFGD
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

A acetona e o acetoacetato reagem com o nitroprussiato de sódio em presença de álcali para formar um complexo de cor púrpura. Este método permite identifcar acetoacetato e acetona na urina. Assinale a alternativa que aponta qual é este método.

Alternativas
Comentários
  • Bilirrubina -Caso a fita reagente aponte resultado positivo para bilirrubina deve-se realizar testes confirmatórios, como por exemplo a reação de Fouchet, baseado oxidação da bilirrubina a biliverdina pelo cloreto férrico dissolvido em ácido tricloracético

    Fonte: http://urinalise.blogspot.com.br/

    AMILASE -  A amostra é incubada com um substrato de amido e a diminuição da cor azul, após a adição de iodo, é comparada com um controle, sendo proporcional à atividade da amilase na amostra.Metodologia: Caraway modificado.(amido-iodo)Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfmc8AH/guia-tecnico-bioquimica-labteste?part=8


    CETONAS-  A acetona e o acetoacetato reagem com o nitroprussiato de sódio (nitroferricianeto) em pre

    sença de álcali para formar um complexo de cor púrpura (teste de Rothera). Este método permite detectar aproximadamente 1 a 5 mg/dL de acetoacetato e 10 a 25 mg/dL de acetona. O b-hidroxibutirato não é detectado nesta prova.


    GLICOSE -  Para a avaliação semi-quantitativa, a glicose pode ser testada como substância redutora na urina. O teste comumente usado é o de Benedict baseado na reação de uma solução alca- lina de sulfato de cobre, a quente, que oxida as substâncias redutoras na urina (glicose, galactose, frutose, maltose, lactose, xilulose, arabinose, ri- bose), com a redução do íon cúprico a íon cuproso, resultando em formação de hidróxido cu- proso (amarelo) ou óxido cuproso (vermelho).

    Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABUxkAG/16-bioq-clinica-rim-funcao-renal?part=3




ID
1256215
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Cilindro na urina que representa um estágio avançado do cilindro hialino, é altamente refringente e fragmentado, sendo observado frequentemente em pacientes com insuficiência renal crônica
Considerando a descrição apresentada, é correto afirmar que ela se refere ao cilindro

Alternativas
Comentários
  • Possuem índice de refração muito alto; são amarelos, cinza ou incolores, mostram um aspecto homogêneo e liso. Frequentemente são encontrados como  cilindros curtos e largos, com extremidades retas ou quebradas e muitas vezes com bordas fissuradas ou serrilhadas. São resultantes da degeneração de cilindros granulosos. Os cilindros céreos são encontrado em pacientes com insuficiência renal crônica grave, hipertensão maligna, amiloidose renal e nefropatia diabética. Também são encontrados na doença renal aguda, na inflamação e degeneração tubular, e durante a rejeição de aloenxerto renal.

    http://mundobiomedico.com.br/2014/04/18/cilindros-cereos-na-urina/


ID
1256218
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

São cristais encontrados em urina com pH ácido, octaedros, incolores e a morfologia deles lembra um envelope.


Quanto à descrição apresentada, é correto afirmar que ela se refere aos cristais de

Alternativas
Comentários
  • a) ácido úrico. Presente em urina ácida, mas possuem diversas formas, sendo as mais proeminentes as de prisma romboide, losango, oval com extremidade pontiaguda, e em roseta, que compõe os cristais agrupados.

    b) oxalato de cálcio. CORRETA

    c) fosfato amorfo. Urina alcalina

    d) fosfato triplo magnesiano. Urina alcalina

    d) urato amorfo. Urina ácida, mas são amorfos.


ID
1256242
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

A urina que apresenta cor marrom ao exame físico é sugestiva de

Alternativas
Comentários
  • Sugestiva de doenças no fígado.

  • O que provoca a cor escura na urina geralmente é a presença de bilirrubina, e a lógica é que se está em excesso na urina, também está no sangue.

    Bilirrubina em excesso no sangue indica que pode estar ocorrendo uma falha no mecanismo hepático de conjugação da bilirrubina indireta.

     

    PRA SABER MAIS

    A bilirrubina é um resíduo de metabolização do grupamento HEME das hemoglobinas. Quando degradada, o grupamento HEME é reduzido a ferro e biliverdina. Esta última sofre ação enzimática e forma a bilirrubina, que circula no organismo de forma indireta (ligadaa uma albumina) até chegar ao fígado. Adentrando os hepatócitos, a bilirrubina é conjugada e torna-se solúvel em água e será um dos componentes da Bile, sendo eliminada pelas fezes.


ID
1320733
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Acerca da citologia de amostras de urina e de líquidos pleural e ascítico, julgue o próximo item.


Para essas amostras, o método mais comum de preparação dos esfregaços é a centrifugação.

Alternativas

ID
1320736
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Acerca da citologia de amostras de urina e de líquidos pleural e ascítico, julgue o próximo item.


Os líquidos devem ser guardados na estufa a 36 ºC (temperatura corpórea) quando não houver tempo para preparar o esfregaço imediatamente.

Alternativas

ID
1540276
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Para a coleta de amostra de urina para cultura em recém- nascidos e crianças de pouca idade deve-se:

Alternativas
Comentários
  • d) Lactentes: não se consegue coletar a urina através do jato médio, pode-se usar o saco coletor. Trocar o coletor a cada 30 minutos, realizando a assepsia antes de cada troca.


ID
1540291
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Faça a associação correta entre os parâmetros obtidos pela análise química da urina e suas características
A) Glicose.
B) Proteína.
C) Corpos cetônicos.
D) Nitrito.
1 - Recurso indireto para pesquisa de bacteriúria.
2 - Cerca de 1/3 é de origem plasmática e 2/3 derivados de secreção renal e trato genital.
3 - Pode ocorrer falso negativo na presença de vitamina C.
4 - Esta área da fita reagente é extremamente sensível à umidade ambiental.

Alternativas

ID
1540294
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

São cristais urinários que possuem significado patológico:

Alternativas
Comentários
  • c) tirosina, são achadas em urinas de pacientes com hepatopatias

    oxalato e acido urico são encontrados em urinas acidas e muitas vezes não possui significado clinico.

    fosfatos amorfos em urinas alcalinas e tbm podem não possuir significado clinico.

  • Alternativa C

    Presença de tirosina se deve ao catabolismo proteico, que pode estar na presença de cristais em pacientes com degeneração ou necrose tecidual


ID
1540315
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Faça a associação correta entre os problemas apresentados com a coleta de amostra biológica e os respectivos exames laboratoriais.
A) Contaminação da urina de mulheres por secreções vaginais ou vulvares.
B) Totalização da amostra de urina de 24 horas.
C) Amostras de sangue obtidas sem jejum.
D) Não observação da abstinência sexual prévia.
1 - Insulina.
2 - Antígeno prostático específico.
3 - Urina I.
4 - Clearance de creatinina.

Alternativas

ID
1655326
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

A conservação da glicose em coleta de urina de 24 horas faz-se com a adição de

Alternativas
Comentários
  • A alternativa D também não estaria correta? Strassinger 5ed em "Urinálise e Fluidos Corporais diz que Timol preserva bem a glicose e o sedimento.

ID
1655329
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

A presença do teste de nitrito positivo em um exame de urina indica a presença de

Alternativas

ID
1655332
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Assinale a opção que apresenta um cristal característico de urinas alcalinas.

Alternativas
Comentários
    • URINAS ACIDAS
    • Oxalato de cálcio.
    • Ácido úrico.
    • Urato amorfo.


ID
1655335
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Qual o elemento mais frequente na composição dos cálculos renais?

Alternativas

ID
1807396
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Levando em consideração os aspectos da urinálise, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A

    b) ácido acético não é bactericida

    c) gravidade específica é sinônimo de densidade, não osmolaridade urinária

    d) o laudo de hematúria é apenas para presença de sangue na urina

    e) análise em refratômetro mede a densidade urinária (análise física), não necessita de urina 24 h

  • o uso de ácido acético serve para diferenciar a turvação proveniente de leucócitos ou bactérias e fosfatos, estes últimos se dissolvem com aplicação do ácido.


ID
1807399
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

As cetonas são formadas durante o catabolismo de ácidos graxos e excretadas na urina (cetonúria). Esta condição pode estar presente em casos de

Alternativas
Comentários
  • Cetonúria poderá ocorrer no caso de diabetes descompensado. A cetonúria ocorre em condições associadas à menor disponibilidade de carboidratos ou a diminuição da utilização dos mesmos que ocorre no diabetes mellitus.
    Diabetes e consumo exagerado de álcool são as causas mais comuns de cetoacidose.  


ID
1807402
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

O hormônio Gonadotrofina Coriônica Humana (HCG), também conhecido como hormônio da gravidez, está presente na urina ou no sangue das mulheres grávidas. Sobre o teste de gravidez, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
1960537
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Na análise da urina, com tiras reativas, a presença de glicose é determinada pela reação com a

Alternativas

ID
1960543
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Na bacterioscopia de Gram realizada de uma urinocultura, o microbiologista observou a presença de cocos Gram-positivos, esféricos, dispostos em cachos. Essas características são sugestivas de

Alternativas
Comentários
  • Cachos → Staphylococcus spp.


ID
1960546
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto abaixo.

Os cristais de__________ são encontrados em urina com pH ácido e podem ser confundidos com as formas hexagonais dos cristais de ácido úrico.

Alternativas

ID
1960552
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

É o método de conservação mais usado, capaz de evitar decomposição bacteriana da urina, pelo período de uma noite.

Alternativas

ID
1960564
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Quando os exames abaixo são solicitados para uma mesma amostra de urina, qual o primeiro a ser realizado?

Alternativas
Comentários
  • nao faz sentido essa resposta . 

     

  • A resposta correta é a Letra C.

  • A questão foi digitada errada. Segundo o caderno de provas do ano a questão correta seria:

    62 – Quando os exames abaixo são solicitados para uma mesma

    amostra de urina, qual o primeiro a ser realizado? 

    a) EAS 

    b) Proteinúria 

    c) Contagem de Addis 

    d) Cultura para bactérias

    Dessa forma, o gabarito certo seria sim a letra D.


ID
1960567
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Embora um indivíduo sadio geralmente produza a primeira urina da manhã com um pH ligeiramente ácido, entre 5,0 e 6,0, o pH normal das outras amostras do dia pode variar de

Alternativas

ID
1963141
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

É possível identificar no exame de urina a presença do ácido fenilpirúvico, que caracteriza a fenilcetonúria. Qual o reativo que evidencia esse ácido?

Alternativas

ID
1963144
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Na coleta de urina para exame do tipo I ou EAS devem ser obedecidos alguns cuidados para que a amostra seja considerada adequada para análise. Assinale a alternativa que apresenta um procedimento incorreto com relação à obtenção da urina para realização desse exame.

Alternativas

ID
1963147
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Marque (V) Verdadeiro ou (F) falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. O pH urinário é importante para

( ) detectar possíveis distúrbios eletrolíticos sistêmicos de origem metabólica ou respiratória (acidose, alcalose).

( ) identificar cristais observados durante o exame microscópico do sedimento urinário.

( ) invalidar amostras.

Alternativas

ID
1963156
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Quando uma amostra de urina com forte cheiro de amônia e apresentando precipitado chega ao laboratório para realização do EAS ou urina tipo I, que procedimento deve ser adotado?

Alternativas

ID
1963159
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Das etapas abaixo relacionadas, indique quais são utilizadas no exame do sedimento urinário.

1- Centrifugação de 5 a 7 mL de urina.

2- Centrifugação de 10 a 15 mL de urina.

3- Análise da amostra em pequeno e grande aumento.

4- Exame de 5 campos em pequeno aumento e de 2 campos em grande aumento.

5- Correlacionar os resultados da microscopia com os exames físicos e bioquímicos para assegurar a precisão.

Alternativas

ID
1963180
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

A análise do sedimento urinário para pesquisa preliminar de cilindros hialinos deve ser feita com

Alternativas

ID
1963183
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

São considerados cristais urinários anormais:

Alternativas

ID
1978186
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Em casos de paciente com suspeita ou confirmação de deterioração na função renal, o exame de urina é muito importante. Além de química e microscopicamente, a urina também deve ser examinada visualmente. Dessa forma, analise as afirmativas abaixo.

I. Hemoglobina e mioglobina dão uma coloração que varia entre rosa, vermelho e marrom, dependendo da concentração.

II. Turvação em uma amostra fresca de urina pode indicar infecção, mas também pode ser causada por partículas adiposas em pacientes com síndrome nefrótica.

III. O excesso de espuma quando se agita a urina sugere proteinúria, achado comum em pacientes com insuficiência renal.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas

ID
1978252
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

A detecção química de hemoglobina na urina depende da atividade de qual proteína?

Alternativas
Comentários
  • Peroxidase.


ID
1991902
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Qual dos reativos abaixo é utilizado para pesquisa de corpos cetônicos na urina?

Alternativas
Comentários
  • Erlich = Urobilinogênio

    Rothera = Cetonas

    Fouchet = Bilirrubina

    Benedict = Glicose


ID
1991911
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Quando cristais de ácido úrico estão presentes na amostra de urina, pode ser depositado sobre esse cristal o pigmento de uroeritrina, conferindo ao material a presença de um precipitado de cor

Alternativas

ID
1991914
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Quais substâncias abaixo podem ser utilizadas como conservantes químicos na realização do exame microscópico do sedimento urinário (EAS)?

Alternativas

ID
1991959
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

A refrigeração da urina é o método de conservação mais utilizado e capaz de evitar decomposição bacteriana. No entanto, antes da análise do sedimento é necessário deixar que a amostra volte à temperatura ambiente. Caso esse procedimento não seja respeitado, quais das implicações abaixo podem ocorrer?

1- Aumento da densidade.

2- Diminuição da densidade.

3- Precipitação de cristais.

Alternativas

ID
1991962
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

O ácido acético diluído é utilizado em amostras de urina para solubilizar alguns tipos de cristais. Qual dos tipos de cristais abaixo é um exemplo desta afirmativa?

Alternativas

ID
1992055
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Os cristais são formados pela precipitação dos sais da urina e surgem na forma de cristais verdadeiros ou de material amorfo. Deve-se, então, proceder a sua identificação. Qual das alternativas abaixo pode ser usada como um recurso de identificação de cristais?

Alternativas

ID
1992058
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Qual componente do sedimento urinário tem forma de discos incolores, diâmetro aproximado de 7 µm e pode levar a uma pigmentação da amostra de urina recentemente coletada?

Alternativas

ID
1997734
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Sobre os cristais urinários, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • B) os cristais de uratos amorfos, ácido úrico e oxalato de cálcio são encontrados em urina com pH Ácido.

    C) os cristais urinários anormais, como a tirosina, são encontrados em urinas com pH ácido.

    D)os cristais de biurato de amônio e carbonato de cálcio são encontrados em urinas de pH alcalina.


ID
1997743
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

As amostras de urina mantidas à temperatura ambiente por mais de uma hora, sem conservantes, podem apresentar alterações como:

I- aumento do pH decorrente da degradação da ureia e sua conversão em amônia por bactérias produtoras de urease.

II- aumento da bilirrubina por exposição à luz.

III- diminuição das cetonas em decorrência da volatização.

IV- diminuição do nitrito em decorrência da redução dos nitratos pelas bactérias.

Está(ão) correta(s):

Alternativas

ID
1997767
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Na dosagem de amônia na urina de 24 horas pelo método de Malfatti, é preciso muito cuidado para não induzir ao erro de interpretação devido a não observância de princípios básicos pré- analíticos e de processamento da amostra. Em relação a esse contexto, é incorreto afirmar que a eliminação de amônia se apresenta aumentada em pacientes com

Alternativas

ID
1997791
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Considerando os métodos empregados para a pesquisa dos elementos químicos presentes na urina, relacione as colunas, em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.

1- Glicose

2- Cetonas

3- Bilirrubina

4- Nitrito


( ) Greiss

( ) Fouchet

( ) Teste de redução do cobre

( ) Nitroprussiato de sódio

Alternativas
Comentários
  • Glicose- Teste de redução do cobre

    Cetonas-  Nitroprussiato de sódio

    Bilirrubina Fouchet

    Nitrito Greiss

    gab 4 – 3 – 1 – 2

  • Glicose - Teste de Redução do Cobre (Benedict)

    Cetonas - Nitroprussiato de Sódio (Rothera)

    Bilirrubina - Fouchet

    Nitrito - Griess


ID
1997806
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Uma amostra de urina amarelo-escura, que produz uma espuma amarela quando agitada, pode conter

Alternativas
Comentários
  • Presença de bilirrubina: formação de espuma amarela ao agitar a amostra (distingue da urina normal, concentrada e de tonalidade escura, na qual aparece uma espuma branca).


ID
1997812
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Sobre a técnica de emprego da tira reativa para análise química da urina, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1997818
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Quais os testes de reação que são baseados nas diferenças de solubilidade entre o urobilinogênio e o porfobilinogênio urinário?

Alternativas
Comentários
  • Tira reativa: A Reação de Erlich é um método semi-quantitativo de triagem, consiste na Reação entre o p-dimetilaminobenzaldeído e o urobilinogênio/porfobilinogênio, em meio ácido para formar um aldeído colorido (cor rosa). Em seguida, se houver a formação do aldeído faz-se o método confirmatório que é o Teste de Watson-Schwartz que é baseado na diferença de solubilidade existente entre o urobilinogênio e o porfobilinogênio.

    O URO pode ser extraído com clorofórmio e/ou butanol (sempre vai tá onde o solvente estiver), enquanto o PORFO permanecerá na fase aquosa (na qual é exatamente a urina, não sendo extraído pelo solvente); 

    Clorofórmio é mais denso que a urina (por isso fica embaixo); 

    Butanol é menos denso que Urina (por isso fica em cima);


ID
1997860
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Os cristais mais comumente encontrados na urina ácida são os

Alternativas
Comentários
  • Cristais de Urina Ácida (UAO):

    Urato amorfo - Ácido Úrico - Oxalato de Cálcio.


ID
2006140
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

A coleta de amostra de urina para cultura pode ser muito difícil. Quando necessária, a coleta em condições estéreis, completamente isenta de contaminação externa, qual é o procedimento mais indicado?

Alternativas

ID
2006143
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Se a amostra de urina de 24 horas tiver sido colhida em dois recipientes, qual o procedimento correto a ser realizado no preparo da amostra para análise?

Alternativas

ID
2006149
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Qual o débito urinário diário médio observado em indivíduos normais?

Alternativas
Comentários
  • DETRAÇÃO PENAL E PRESCRIÇÃO.

    Discute-se se a detração penal influencia ou não no cálculo do prazo prescricional.

     

    1. Para quem admite essa possibilidade, amparada na aplicação analógica do Art. 113 do CP, a prescrição deveria ser computada com base no tempo restante da pena, ou seja, somente com o tempo ainda não cumprido pelo condenado.

     

    CP. Art. 113 - No caso de evadir-se o condenado ou de revogar-se o livramento condicional, a prescrição é regulada pelo tempo que resta da pena.

     

    Ex.: “A” foi condenado a seis anos. Provisoriamente (antes do trânsito em julgado), contudo, ficou preso por três anos. Logo, a prescrição deveria ser calculada sobre a pena faltante, isto é, três anos, e não sobre a pena total.

    2. O Supremo Tribunal Federal, fundado no princípio da estrita legalidade, e observância cogente em matéria penal:

    ·      O Art. 113 do CP, tem aplicação vinculada às hipóteses de evasão do condenado ou de revogação do livramento condicional, não se referindo ao tempo de prisão cautelar para efeito do cálculo da prescrição.

    ·      No Art. 113 do Código Penal não admite que se desconte da pena in concreto, para efeitos prescricionais, o tempo em que o réu esteve provisoriamente preso (STJ, HC 67.491/SP)

    ·      A prescrição regulada pela pena residual (CP, Art. 113) não admite o cômputo do tempo de prisão provisória e só abrange as hipóteses de evasão do condenado ou revogação do livramento condicional.

    ·      O prazo de prescrição da pretensão executória é o previsto no Art. 110, caput, do CP, ou seja, calcula-se com base na pena aplicada.

    ·      A detração (CP, art. 42) é feita quando do cumprimento da pena.

    ·      A prisão provisória é apenas computável na execução da pena privativa de liberdade. A norma inscrita no art. 113 do Código Penal não admite que se desconte da pena in concreto, para efeitos prescricionais, o tempo em que o réu esteve provisoriamente preso.

  • DETRAÇÃO PENAL E PRESCRIÇÃO.

    Discute-se se a detração penal influencia ou não no cálculo do prazo prescricional.

     

    1. Para quem admite essa possibilidade, amparada na aplicação analógica do Art. 113 do CP, a prescrição deveria ser computada com base no tempo restante da pena, ou seja, somente com o tempo ainda não cumprido pelo condenado.

     

    CP. Art. 113 - No caso de evadir-se o condenado ou de revogar-se o livramento condicional, a prescrição é regulada pelo tempo que resta da pena.

     

    Ex.: “A” foi condenado a seis anos. Provisoriamente (antes do trânsito em julgado), contudo, ficou preso por três anos. Logo, a prescrição deveria ser calculada sobre a pena faltante, isto é, três anos, e não sobre a pena total.

    2. O Supremo Tribunal Federal, fundado no princípio da estrita legalidade, e observância cogente em matéria penal:

    ·      O Art. 113 do CP, tem aplicação vinculada às hipóteses de evasão do condenado ou de revogação do livramento condicional, não se referindo ao tempo de prisão cautelar para efeito do cálculo da prescrição.

    ·      No Art. 113 do Código Penal não admite que se desconte da pena in concreto, para efeitos prescricionais, o tempo em que o réu esteve provisoriamente preso (STJ, HC 67.491/SP)

    ·      A prescrição regulada pela pena residual (CP, Art. 113) não admite o cômputo do tempo de prisão provisória e só abrange as hipóteses de evasão do condenado ou revogação do livramento condicional.

    ·      O prazo de prescrição da pretensão executória é o previsto no Art. 110, caput, do CP, ou seja, calcula-se com base na pena aplicada.

    ·      A detração (CP, art. 42) é feita quando do cumprimento da pena.

    ·      A prisão provisória é apenas computável na execução da pena privativa de liberdade. A norma inscrita no art. 113 do Código Penal não admite que se desconte da pena in concreto, para efeitos prescricionais, o tempo em que o réu esteve provisoriamente preso.

  • DETRAÇÃO PENAL E PRESCRIÇÃO.

    Discute-se se a detração penal influencia ou não no cálculo do prazo prescricional.

     

    1. Para quem admite essa possibilidade, amparada na aplicação analógica do Art. 113 do CP, a prescrição deveria ser computada com base no tempo restante da pena, ou seja, somente com o tempo ainda não cumprido pelo condenado.

     

    CP. Art. 113 - No caso de evadir-se o condenado ou de revogar-se o livramento condicional, a prescrição é regulada pelo tempo que resta da pena.

     

    Ex.: “A” foi condenado a seis anos. Provisoriamente (antes do trânsito em julgado), contudo, ficou preso por três anos. Logo, a prescrição deveria ser calculada sobre a pena faltante, isto é, três anos, e não sobre a pena total.

    2. O Supremo Tribunal Federal, fundado no princípio da estrita legalidade, e observância cogente em matéria penal:

    ·      O Art. 113 do CP, tem aplicação vinculada às hipóteses de evasão do condenado ou de revogação do livramento condicional, não se referindo ao tempo de prisão cautelar para efeito do cálculo da prescrição.

    ·      No Art. 113 do Código Penal não admite que se desconte da pena in concreto, para efeitos prescricionais, o tempo em que o réu esteve provisoriamente preso (STJ, HC 67.491/SP)

    ·      A prescrição regulada pela pena residual (CP, Art. 113) não admite o cômputo do tempo de prisão provisória e só abrange as hipóteses de evasão do condenado ou revogação do livramento condicional.

    ·      O prazo de prescrição da pretensão executória é o previsto no Art. 110, caput, do CP, ou seja, calcula-se com base na pena aplicada.

    ·      A detração (CP, art. 42) é feita quando do cumprimento da pena.

    ·      A prisão provisória é apenas computável na execução da pena privativa de liberdade. A norma inscrita no art. 113 do Código Penal não admite que se desconte da pena in concreto, para efeitos prescricionais, o tempo em que o réu esteve provisoriamente preso.

  • Excelente, @fernandouchoa.


ID
2006176
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna da assertiva a seguir.

O volume da urina depende da quantidade de ________ excretada pelos rins.

Alternativas

ID
2006179
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

As amostras de urina mantidas à temperatura ambiente por mais de uma hora, sem conservação, podem apresentar alterações, exceto

Alternativas
Comentários
  • b) DIMINUIÇAO da glicose em decorrência de glicólise e de sua utilização pelas bactérias.


ID
2006263
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

A respeito de leucócitos e hemácias observados na sedimentoscopia urinária, podemos afirmar que

Alternativas

ID
2006305
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Qual o único elemento exclusivamente renal encontrado no sedimento urinário?

Alternativas

ID
2006308
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Além da água, quais são os principais constituintes químicos da urina normal?

Alternativas

ID
2069722
Banca
CIAAR
Órgão
CIAAR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

O exame de urina é quase sempre o primeiro passo na avaliação de um paciente com suspeita ou confirmação de deterioração na função renal. Sobre esse exame, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Hemoglobina e mioglobina dão uma coloração que varia entre o rosa, vermelho ou marrom, dependendo da concentração.

( ) O excesso de espuma, quando se agita a urina, sugere a presença de partículas adiposas em pacientes com síndrome nefrótica.

( ) O teste com fita reagente para proteinúria não é adequado para a detecção da doença crônica do rim entre pacientes com diabetes.

( ) Inflamação do trato urinário superior pode resultar em presença de polimorfonucleares e em vários tipos de cilindros.

Alternativas

ID
2257822
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

No diagnóstico da tuberculose renal utiliza-se a pesquisa para a detecção de micobactéria urinária, sendo recomendado:

Alternativas

ID
2257831
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) nas sentenças abaixo sobre teste de gravidez por imunoensaio qualitativo.
( ) A maioria dos testes podem detectar na urina quantidade menor ou igual que 5mUI/ml de gonadotrofina coriônica humana BetaHCG .
( ) O material mais utilizado é a urina, em virtude da maior facilidade de coleta, de preferência a primeira micção da manhã, já que é mais concentrada.
( ) Também podem ser realizados em soro, sendo os resultados em geral mais confiáveis que a medida na urina.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas

ID
2258173
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Assinale a alternativa correta. As fitas reagentes utilizadas para avaliação química da urina detectam no campo de proteínas:

Alternativas
Comentários
  • As determinações bioquímicas realizadas são: nitritos, proteína, glicose, urobilinogênio, pH, bilirrubina e hemoglobina/sangue. Dentre estas, destaca-se a proteína urinária, que consiste na detecção da albumina pela reação de intensidade colorimétrica através do uso da fita de urinálise, que corresponde a uma análise semiquantitativa da concentração de proteína, sendo o resultado fornecido em cruzes (de 1 a 3), equivalendo a 30, 50 e 100 mg/dL respectivamente. Pequenas quantidades de proteína, proteínas de baixo peso molecular (normalmente presentes na urina), globulinas e a proteína de Bence Jones não são detectáveis por este método.
  • ALBUMINA


ID
2258179
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Uma mulher com atraso menstrual de dez dias, procurou um laboratório para realizar o teste de gravidez através da urina, mas questionou se o teste seria capaz de identificar a gravidez com este tempo de atraso. O biologista responsável verificou que a sensibilidade analítica do seu teste é 25 mUI/mL. De acordo com estas informações, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Teste de urina: capaz de detectar a partir de 20mUI/mL de HCG - ou seja, de 14 a 15 dias após a data de ovulação;

    Teste de sangue: detecta níveis a partir de 4-6 mUI/mL de HCG - ou seja, a partir do momento da implantação de 6 a 12 dias após a ovulação.


ID
2302144
Banca
FIOCRUZ
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Um paciente após assepsia correta, coletou a 1ª urina da manhã por jato médio e enviou no gelo ao laboratório. Devemos considerar como mínimo indicativo de infecção urinária a seguinte contagem em placa após semeadura de 0,1mL da diluição 1/100:

Alternativas

ID
2335741
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Em geral, a urina recentemente emitida apresenta aspecto límpido. No entanto, após algum tempo em repouso, existirá um pequeno depósito constituído por leucócitos, células epiteliais e muco nessa urina. O nome desse depósito é

Alternativas
Comentários
  • Geralmente, a urina recentemente emitida é límpida. Deixada em repouso por algum tempo, pode haver formação de pequeno depósito (constituído por leucócitos) denominado nubécula. Esta é mais acentuada nas mulheres.

  • CEMENTO - Cemento é a camada delgada, de coloração amarela, acelular e avascularizada que cobre a raiz do dente. 


ID
2371957
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

      Acredita-se que o exame de urina foi o primeiro exame de diagnóstico laboratorial. A avaliação da urina pelos médicos sumérios e babilônios foi documentada em placas de argila que datam por volta de 4.000 a.C. Culturas hindus tinham o conhecimento de que a urina de alguns pacientes tinha sabor adocicado e atraía formigas.

Internet: <https://barcelonaprosics.files.wordpress.com>(com adaptações).

Tendo em vista a importância do exame de urina para o diagnóstico ou prognóstico de alterações fisiológicas e patológicas, julgue o item subsequente.

A urina muito pálida ou incolor pode estar relacionada ao consumo elevado de líquidos, medicamentos diuréticos, café, bebida alcoólica ou, até mesmo, a doenças, como a diabetes melito.

Alternativas

ID
2371960
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

      Acredita-se que o exame de urina foi o primeiro exame de diagnóstico laboratorial. A avaliação da urina pelos médicos sumérios e babilônios foi documentada em placas de argila que datam por volta de 4.000 a.C. Culturas hindus tinham o conhecimento de que a urina de alguns pacientes tinha sabor adocicado e atraía formigas.

Internet: <https://barcelonaprosics.files.wordpress.com>(com adaptações).

Tendo em vista a importância do exame de urina para o diagnóstico ou prognóstico de alterações fisiológicas e patológicas, julgue o item subsequente.

Recomenda-se que a amostra da urina seja refrigerada imediatamente após a coleta para que a análise química seja feita em baixa temperatura, geralmente entre 2 ºC e 8 ºC.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    A análise química deve ser feita a temperatura ambiente. A refrigeração é apenas para conservação da amostra. Antes da análise química, a amostra  refrigerada deve ser passada para a temperatura ambiente


ID
2371963
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

      Acredita-se que o exame de urina foi o primeiro exame de diagnóstico laboratorial. A avaliação da urina pelos médicos sumérios e babilônios foi documentada em placas de argila que datam por volta de 4.000 a.C. Culturas hindus tinham o conhecimento de que a urina de alguns pacientes tinha sabor adocicado e atraía formigas.

Internet: <https://barcelonaprosics.files.wordpress.com>(com adaptações).

Tendo em vista a importância do exame de urina para o diagnóstico ou prognóstico de alterações fisiológicas e patológicas, julgue o item subsequente.

A contaminação da urina por secreções vaginais, sêmen, muco espesso, pus ou sangue pode resultar em uma reação falso-negativa, que pode ser eliminada com o emprego das tiras reagentes.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    TIras reagentes não eliminam sedimentos urinários, apenas detectam a presença ou não de componentes químicos


ID
2371966
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

      Acredita-se que o exame de urina foi o primeiro exame de diagnóstico laboratorial. A avaliação da urina pelos médicos sumérios e babilônios foi documentada em placas de argila que datam por volta de 4.000 a.C. Culturas hindus tinham o conhecimento de que a urina de alguns pacientes tinha sabor adocicado e atraía formigas.

Internet: <https://barcelonaprosics.files.wordpress.com>(com adaptações).

Tendo em vista a importância do exame de urina para o diagnóstico ou prognóstico de alterações fisiológicas e patológicas, julgue o item subsequente.

No exame de sedimento urinário em microscópio comum de campo claro, é possível detectar cristais, parasitas, hemácias e leucócitos.

Alternativas

ID
2371969
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

      Acredita-se que o exame de urina foi o primeiro exame de diagnóstico laboratorial. A avaliação da urina pelos médicos sumérios e babilônios foi documentada em placas de argila que datam por volta de 4.000 a.C. Culturas hindus tinham o conhecimento de que a urina de alguns pacientes tinha sabor adocicado e atraía formigas.

Internet: <https://barcelonaprosics.files.wordpress.com>(com adaptações).

Tendo em vista a importância do exame de urina para o diagnóstico ou prognóstico de alterações fisiológicas e patológicas, julgue o item subsequente.

Deve-se evitar o uso de substâncias que preservem as amostras de urina, pois essas substâncias estimulam bactérias a converterem ureia em amônia, fazendo com que a amostra perca CO2 e aumentando o pH da urina.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Não é utilizado conservantes nas amostras de urina mas apenas para não interferir nas análises físicas e quimicas, sem correlação alguma com crescimento e consumo bacteriano


ID
2418328
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Os Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS) necessitam de diversos insumos para viabilizar o funcionamento de seus equipamentos e serviços médicos. Os EAS necessitam também de um fornecimento adequado de gases medicinais, de vácuo e de vapor d’água para suprir a demanda dos diversos equipamentos e setores. Com relação aos gases medicinais, marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F), para as FALSAS.

( ) No processo de oxigenoterapia é utilizado oxigênio O em concentração de 100%.

( ) Os cilindros usados para gases liquefeitos podem armazenar tanto gás quanto líquido. Quando utilizados para o armazenamento de líquidos, possuem um tubo sifonado e sua parte superior (pescoço) pintado na cor prata.

( ) Em sua maioria, os gases medicinais não são tóxicos, mas podem causar asfixia.

( ) O oxigênio gasoso é inflamável.

( ) O Ar medicinal pode se obtido através da mistura de oxigênio O2 com nitrogênio N2 , na proporção de 21% de O2 e 79% de N2 .

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas

ID
2418331
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

A central de processamento de roupas hospitalares (ou Lavanderia Hospitalar) realiza mais do que a simples limpeza das roupas: é um setor de apoio aos serviços de saúde, responsável por gerenciar itens patrimoniais importantes, ao classificar, pesar, lavar, secar, consertar, embalar e distribuir toda a roupa do hospital, com uma qualidade e em um tempo adequado ao bom funcionamento do EAS. Marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F), para as FALSAS.

( ) A lavanderia hospitalar possui duas áreas distintas: área limpa e área suja, que devem ser separadas para evitar a dispersão de microorganismos e a recontaminação da roupa limpa. Acerca das atividades desenvolvidas nas áreas limpa estão: calandragem das roupas, expedição das roupas, embalagem e estocagem, costura ou reparo.

( ) A vantagem da utilização de máquinas lavadoras-extratoras se dá pela redução do trabalho manual pelo fato de a lavadora extrair as roupas do seu interior ao término da lavagem.

( ) Na área suja da lavanderia devem circular carros de transportes exclusivos e com tampa.

( ) Para o acondicionamento da roupa suja em hospitais, recomenda-se saco hamper, que pode ser de plástico ou tecido, e deve ser resistente ao peso da roupa, à manipulação e ao transporte.

( ) A lavanderia hospitalar tem a finalidade de fornecer roupas limpas e estéreis necessárias ao funcionamento do hospital.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas

ID
2418355
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Os gases medicinais são medicamentos na forma de gás, gás liquefeito ou líquido criogênico, ou ainda a mistura destes medicamentos, destinados a tratar ou prevenir doenças em humanos ou administrados para fins de diagnóstico médico, bem como para: restaurar, corrigir ou modificar funções fisiológicas. Em relação aos gases medicinais, assinale a alternativa que contem APENAS gases medicinais utilizados nos EAS.

Alternativas

ID
2418361
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Para o pleno funcionamento das atividades de um EAS, são necessárias instalações e tecnologias de apoio que dão suporte ao pessoal de saúde (médico, enfermeiras e auxiliares de enfermagem) no tratamento ao paciente. Com relação à essas instalações, assinale a alternativa que NÃO é uma instalação de apoio hospitalar.

Alternativas
Comentários
  • Centro de imagens médicas.


ID
2436328
Banca
FUNRIO
Órgão
SESAU-RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

O sedimento urinário é considerado anormal quando na presença do(s) seguinte(s) constituinte(s):

Alternativas
Comentários
  • A urina deve ser levada ao laboratório dentro de uma hora após ser coletada e se isso não for possível deve ser mantida sob refrigeração, pelo prazo máximo de seis horas. O primeiro jato deve ser desprezado e serve para eliminar as impurezas que possam estar na uretra. Colhe-se o jato médio (40-50 ml de urina), desprezando-se também o jato final. Os homens devem lavar e secar previamente o pênis, com gaze estéril ou toalha bem limpa, retrair inteiramente o prepúcio e urinar sem contato com a urina. As mulheres devem lavar a região genital de frente para trás, enxaguar e secar, também usando gaze estéril ou toalha limpa e, ao urinar, manter os grandes lábios da vagina afastados, de modo que a urina seja colhida sem contato com o corpo. As crianças devem colher a urina no laboratório, sempre que possível, e com cuidados especiais de assepsia. Mesmo em adultos, o ideal é colher a urina no próprio laboratório, pois quanto mais fresca estiver a amostra, mais confiáveis serão seus resultados.

  • Os valores de referência, considerados normais, são:

    Densidade da urina: os valores normais variam de 1005 a 1035, considerando-se a densidade da água pura igual a 1000. Quanto mais próxima de 1005, mais clara é a aparência da urina e quanto mais próxima de 1035, mais amarelada e com odor mais forte. Uma densidade baixa ocorre quando há uso excessivo de líquidos por via intravenosa, insuficiência renal crônica, hipotermia, aumento da pressão intracraniana e hipertensão arterial. Uma densidade alta sugere desidratação, diarreia, vômitos, febre, diabetes mellitus, glomerulonefrite, insuficiência cardíaca congestiva, etc.

    pH da urina: o pH normal da urina varia entre 5,5 e 7,0; sendo a urina mais ácida quanto menor o valor do seu pH e mais alcalina quanto maior for esse valor. A acidez da urina pode ser útil no tratamento das infecções do trato urinário, pois os micro-organismos geralmente não se multiplicam em meio ácido. O pH da urina revela a capacidade ou incapacidade dos rins de secretar ou reabsorver ácidos ou bases. Valores altos podem indicar presença de cálculos renais e infecção das vias urinárias. Valores baixos indicam perda de potássio, dieta rica em proteínas, infecção das vias urinárias, diarreias severas ou o uso de anestésicos.

    Glicose na urina: normalmente a urina não mostra presença de glicose e a ocorrência dela pode significar que os níveis sanguíneos também estão altos, seja pela presença de diabetes, seja por uma doença dos túbulos renais.

    Proteínas na urina: em situações normais, as proteínas só estão presentes em muito pequenas quantidades, que nem costumam ser detectadas. Ela ocorre em diversas doenças renais e no diabetes mellitus.

    Hemácias na urina (sangue na urina): em condições normais a quantidade de hemácias na urina é desprezível. Os valores normais da presença de hemácias são menores que 3 a 5 hemácias por campo do microscópico, ou menos que 10.000 células por mililitro. Uma quantidade maior de hemácias está presente nas hemorragias urinárias (infecções, cálculo renal, tumores, etc.). A mulher menstruada pode apresentar hemácias na urina por contaminação durante a coleta.

    Leucócitos na urina (pus na urina): a presença de leucócitos na urina costuma indicar que há alguma inflamação nas vias urinárias, mas eles podem estar presentes em várias outras situações.

    Corpos cetônicos na urina: normalmente a produção de cetonas é muito baixa e estas não estão presentes na urina. Corpos cetônicos estão presentes em pacientes diabéticos ou em casos de jejum prolongado.

  • Urobilinogênio e bilirrubina na urina: também normalmente ausentes na urina. Valores altos de bilirrubina sugerem doenças hepáticas, biliares ou neoplasias. Os recém-nascidos podem apresentar uma alta fisiológica de bilirrubina. Um urobilinogênio alto indica doenças no fígado, distúrbios hemolíticos ou porfirinúria.

    Nitritos na urina: a presença de certas bactérias na urina pode ser constatada pela transformação de nitratos em nitritos.

    Cristais na urina: a presença de cristais na urina, principalmente de oxalato de cálcio, fosfato de cálcio ou uratos amorfos, não tem nenhuma importância clínica. Outros, como cristais de cristina, magnésio, tirosina, bilirrubina, colesterol e ácido úrico costumam ter relevância clínica.

    Células epiteliais e cilindros na urina: qualquer presença de células epiteliais na urina é anormal, mas elas só têm significado clínico quando se agrupam em forma de cilindros.

    Muco na urina: a constatação da presença de muco na urina tem pouquíssima utilidade clínica.

    Ácido ascórbico (vitamina C) na urina: a presença de ácido ascórbico na urina pode alterar os resultados de detecção de hemoglobina, glicose, nitritos, bilirrubina e cetonas.

    A cor da urina normalmente é amarela clara, límpida. A turvação da urina pode indicar infecção. A presença de sangue na urina dá a ela uma cor laranja avermelhada. É um sinal de doença dos rins e do trato urinário que pode ser grave. Alguns medicamentos podem conferir à urina coloração verde, azul ou laranja escura.

  • Alternativa C

    Valor de referência para presença de leucócitos na urina é de 0-4 leucócitos por campo, no microscópio a 400x


ID
2614024
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Um técnico deve realizar a contagem de células presentes na urina em uma uroanálise de rotina, essa contagem é realizada com o auxílio de

Alternativas
Comentários
  • Pegadinha: a contagem tradicional é feita em lâmina e lamínula, porém é uma contagem semi-quantitativa (não se dá o valor exato das células existentes).

    Para a contagem quantitativa utilizamos a câmara de Neubauer ou hemocitômetro,esse exame também chamado de contagem de Addis e é realizado com o sedimento de urina de 12h para o acompanhamento de doença pré-existente.


ID
2614027
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

A urina de 24 horas é um exame que verifica a função renal da pessoa. Ao receber uma amostra de 24 horas de um paciente, o primeiro procedimento que deve ser feito é

Alternativas
Comentários
  • Medir o volume da urina


ID
2698513
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Julgue o item que se segue, com relação a uroanálise e técnicas bioquímicas usadas para diagnóstico.


A amostra ideal para as análises física, química e do sedimento urinário consiste no primeiro jato de urina colhido pela manhã ou início da tarde, após a higienização genital.

Alternativas
Comentários
  • seria o jato médio, sendo desprezado o primeiro jato  e o último. Recomenda-se a primeira urina do dia, por ser mais concentrada.

  • A amostra de primeiro jato vem com sujidades da uretra, não representando adequadamente a urina que está na bexiga. Caso não seja possível a coleta da primeira urina da manhã, sendo essa a ideal por ter sido mais concentrada, sugere-se que colha após 4 horas de retenção, no mínimo.

  • A amostra ideal é a de jato médio pois o jato inicial lava a uretra


ID
2698516
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Julgue o item que se segue, com relação a uroanálise e técnicas bioquímicas usadas para diagnóstico.


Ao chegarem ao laboratório, as amostras de urina podem permanecer em temperatura ambiente por, no máximo, 4 horas até serem analisadas.

Alternativas
Comentários
  • Estabilidade de 1 h a temperatura ambiente.

     

  • Na literatura, o espaço temporal entre a coleta e a realização do exame deve ser de até 2 horas. Considerando que é recomendado que o paciente entregue o material em até 1 hora após a coleta, restará 1 hora (em TA) para a relização do exame.

  • No máximo são duas horas


ID
2698519
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Julgue o item que se segue, com relação a uroanálise e técnicas bioquímicas usadas para diagnóstico.


As dosagens de cálcio e fósforo no soro e na urina possuem valor-diagnóstico para detecção de doenças osteometabólicas.

Alternativas

ID
2698522
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Julgue o item que se segue, com relação a uroanálise e técnicas bioquímicas usadas para diagnóstico.


Pelo uso de espectrofotometria, pode-se corretamente determinar albumina sérica e creatinina mediante métodos de verde de bromocresol e Jaffé, respectivamente.

Alternativas

ID
2698525
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Julgue o item que se segue, com relação a uroanálise e técnicas bioquímicas usadas para diagnóstico.


A bilirrubina direta pode ser detectada com segurança por colorimetria e constitui exame conclusivo para detecção de doenças hepáticas e anemias nutricionais.

Alternativas
Comentários
  • A bilirrubina direta (conjugada) NÃO é exame conclusivo para detecção de anemias nutricionais.

  • aumento de bilirrubina direta está associada a doença hepática e obstrução das vias biliares

  • Normalmente a bilirrubina conjugada (direta) não aparece na urina, ela é liberada no fígado para o ducto biliar e para o intestino. Ela aparecerá na urina caso haja lesão hepática (hepatite e cirrose) ou obstrução do ducto biliar (cálculos biliares ou câncer)


ID
2771128
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

O exame sumário de urina tem, entre suas características, a facilidade de coleta. Entretanto, uma amostra pediátrica sempre representa um desafio. Para isso, costumam ser utilizados sacos plásticos transparentes estéreis com adesivo hipoalergênico, que é fixado na área genital. Em relação a essa coleta, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C!

    Apesar de invasivo, vale ressaltar que a urina coletada por punção suprapúbica é o método considerado de referência, pois a urina é obtida diretamente da bexiga, evitando a contaminação com a microbiota genital.


ID
2771164
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Sobre o sumário de urina, assinale V para verdadeiro e F para falso e, em seguida, assinale a opção correspondente à sequência correta de preenchimento de cima para baixo.

( ) A melhor amostra para a análise do sedimento é a de 24 horas por ser mais concentrada.
( ) Qualquer número de unidades formadoras de colônia (UFC) é indicativo de infecção urinária.
( ) Uma amostra de urina recém-emitida por um paciente saudável pode ter qualquer valor de pH.

Alternativas
Comentários
  • 1) A urina mais concentrada é a da manhã, jato médio. Melhor concentração de proteinas, bactérias, cristais, se presentes.

    2) Número significante de bactérias: maior 10(5) a 10(6) por ML.

    3) pH da urina normal 4,6 a 8 segundo Henry.

  • Responder D) F,F,F.

  • Muito bem, Paula Palerme!


ID
2771182
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Em uma urina com pH 8,0, é possível encontrar cristais de:

Alternativas
Comentários
  • Cristais de urina alcalina: carbonato de cálcio, biurato de amônio, trifosfatos

    Cristais de urina ácida: ácido úrico, cistina, tirosina, bilirrubina, ampicilina

  • Urina alcalina - Carbonatos. Porem com esse PH indica urina mal conservada e deve-se rejeitar analise


ID
2771188
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Em pacientes com diabetes insipidus, a urina apresenta-se com:

Alternativas
Comentários
  • Diabetes insípidus: Poliúria sem glicosúria (alto volume e baixa densidade)

    Diabetes Mellitus: Poliúria com glicosúria (alto volume e alta densidade)


ID
2780974
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Ao trabalhar o conteúdo sobre excreção humana, um professor preparou uma aula prática para analisar uma amostra de urina, através de testes com reagente de Benedict e nitrato de prata.


O uso desses reagentes permite detectar, na urina, a presença de

Alternativas
Comentários
  • O Reagente de Benedict, é um reagente químico de cor azulada, desenvolvido pelo químico americano Stanley Rossiter Benedict, geralmente usado para detectar a presença de açúcares e açúcares redutores, nos quais se incluem glicose, galactose, lactose, maltose e manose


ID
2844553
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

A presença de bilirrubina urinária detectada na tira reativa deve ser confirmada por meio do reagente:

Alternativas
Comentários
  • Teste confirmatório para bilirrubina: 3 gotas de lugol forte e 5 mL de urina, reação positiva formará um halo verde.

  • A - Identificação de glicose na urina

    B - Identificação de proteína na urina

    C - gabarito

    D - ??


ID
2844559
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

O paciente esqueceu de coletar a primeira amostra para a realização do exame sumário de urina. O tempo mínimo necessário para a repetição desta coleta é:

Alternativas

ID
2844607
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Uma urina de coloração pálida ou incolor indica o quadro de:

Alternativas
Comentários
  • A desidratação provoca uma urina de cor amarelo escura, já a hematúria deixa a urina de cor avermelhada.


ID
2868355
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Com relação a procedimentos técnicos necessários para a coleta de amostras e execução de exames laboratoriais, julgue o item que se segue.


A coleta de amostras de urina deve ser realizada preferencialmente no laboratório, para diminuir índices de contaminação e evitar que o transporte das amostras em condições inadequadas de temperatura propicie o crescimento rápido de colônias, que podem gerar dados equivocados e resultados falsos positivos.

Alternativas

ID
2868484
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Um paciente compareceu ao laboratório de análises clínicas com pedido médico para a realização dos exames de sangue e de urina descritos a seguir:


• triiodotironina sérica;

• tiroxina sérica;

• sódio sérico;

• potássio sérico;

• avaliação genética de predisposição à fibrose cística;

• exame sumário de urina. 

Considerando as informações apresentadas, julgue o próximo item, relativo ao teste a ser realizado e ao aspecto relacionado à coleta de material e à conduta ética profissional a ser adotada para esses exames.


Comparando-se a primeira urina coletada pela manhã a uma coletada aleatoriamente ao longo do dia, a primeira apresentará uma amostra mais concentrada que a segunda e com pH um pouco menor.

Alternativas

ID
2868520
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

No que se refere à urinálise, julgue o item subsequente.


A urina de cor avermelhada pode ser causada por contaminação durante a coleta ou ingestão de pigmentos como beterraba, corantes em alimentos ou medicamentos.

Alternativas
Comentários
  • A urina avermelhada possui diversas causas, como a contaminação menstrual, consumo de alimentos (beterraba, amora e mirtilo), ingestão de medicamentos (rifampicina, sulfonamidas, fenitoína, fenolftaleína, etc), cistite, prostatite, uretrite, cálculos urinários, câncer no rim, na bexiga ou na próstata, pancadas na região dos rins, exercícios muito intensos, anemias, distúrbios da coagulação, entre outros.


ID
2868523
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

No que se refere à urinálise, julgue o item subsequente.


A presença de material fecal na urina indica contaminação durante a coleta, portanto a amostra deve ser descartada sem emissão de laudo.

Alternativas
Comentários
  • PEDIR NOVA COLETA.


ID
2868526
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

No que se refere à urinálise, julgue o item subsequente.


A gravidade específica da urina é equivalente à osmolalidade urinária, pois ambas medem o número de partículas na solução.

Alternativas
Comentários
  • Densidade de uma solução = numero + densidade nela presente.

    Osmolaridade = apenas do número de partículas.


ID
2868529
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

No que se refere à urinálise, julgue o item subsequente.


A urina de um paciente que recebeu contraste radiológico iodado 4 horas antes do exame de urina pode apresentar densidade aumentada na detecção por refratometria e densidade próxima dos valores de referência na detecção por fita reagente.

Alternativas
Comentários
  • Mito, em ambas apresenta mesmo resultados


ID
2868532
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

No que se refere à urinálise, julgue o item subsequente.


A urina turva causada por leucócitos pode ser diferenciada da causada por fosfatos pela adição de ácido acético diluído.

Alternativas
Comentários
  • Tanto o fosfato amorfos quanto o fosfato de cálcio.

  • Os fosfatos são solúveis em Ácido acético, já as Bactérias, Glóbulos Brancos e Leveduras não...

  • Os fosfatos, eritrócitos e carbonatos amorfos são solúveis em ácido acético diluído, já os leucócitos, bactérias, espermatozoides e leveduras são insolúveis em ácido acético diluído.


ID
2868535
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

No que se refere à urinálise, julgue o item subsequente.


Quando a coleta de urina de 24 horas é inviável, a proteinúria em pacientes com depuração de creatinina acima de 10 mL/min pode ser estimada pela determinação da razão proteína/creatinina urinária.

Alternativas

ID
2911225
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Na urinálise,

Alternativas
Comentários
  • A) Valor de referência: 1,003 a 1,035 segundo Henry. Variação de mais ou menos 30 é considerada hipoestenúria.

    B) Medida de densidade importante para medir se há ou não concentração de proteína, uréia e cristais na urina.

    C) Não é necessário jejum, mas dependo do exame há restrições alimentares.

    D) Correta

    E) Urina de 24h - Clearance de creatinina


ID
2936023
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Como resultado da pressão hidrostática, as proteínas de baixa massa molecular rotineiramente são filtradas através da membrana basal glomerular. Essa membrana atua como uma barreira à filtração graças ao tamanho dos poros e à carga negativa. Sobre a proteinúria anormal e a determinação de proteínas na urina, considere as seguintes afirmativas:

1. Na proteinúria tubular, pequenas moléculas ultrapassam a membrana glomerular devido à perda de integridade da membrana do glomérulo e são absorvidas nos túbulos renais.

2. A proteinúria glomerular é uma consequência da perda de integridade da membrana do glomérulo, que, em condições normais, não permite a passagem de proteínas de elevada massa molecular para a urina.

3. A amostra recomendada para determinação de proteinúria é a primeira urina da manhã.

4. As amostras de urina podem ser armazenadas por 24 h sem preservativos se mantidas em refrigerador.

5. As amostras de urinas congeladas são estáveis por um ano.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Pode ser usada qualquer urina, pois na proteinuria postural deve haver dias coletas, caso a primeira seja positiva e a segunda negativa, confirma a proteinuria postural. HENRY

  • 1: errada. Na proteinúria glomerular, pequenas moléculas ultrapassam a membrana glomerular devido à

    perda de integridade da membrana do glomérulo e são absorvidas nos túbulos renais.

    2: certa. A detecção de proteínas na urina (proteinúria) pode indicar que a permeabilidade do glomérulo

    está aumentada.

    3: errada. Como os níveis de proteinúria podem se alterar ao longo do dia, a amostra de urina isolada não é

    a mais indicada para a dosagem de proteínas, sendo a amostra de 24 horas a preferida para este tipo de

    análise.

    4: certa. A refrigeração da urina é um método de conservação eficaz, mantendo a estabilidade da amostra

    por alguns dias (aproximadamente 1 a 8 dias, variando entre laboratórios diferentes).

    5: certa. Essa afirmativa é controversa, visto que alguns laboratórios determinam um prazo bem menor de

    aceitabilidade para amostras de urina congeladas (30 dias) e outros sequer aceitam amostras congeladas,

    sendo este um critério para rejeição da amostra. Estudos também apontam que a estabilidade da amostra

    é questionável após longos períodos de congelamento. Contudo, a banca considerou esta alternativa

    correta.

    Logo, somente as afirmativas 2, 4 e 5 são verdadeiras.