SóProvas


ID
3063766
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O Serviço Público Federal tem buscado prover suas necessidades de mão de obra utilizando formas de atingir seus objetivos com agilidade dos trabalhos, contando com maquinário, tecnologia e pessoal treinado e reciclado na execução das atividades-meio. Qual é a técnica, que tem sido utilizada com frequência e é livre de subordinação direta e de pessoalidade entre a administração pública e o trabalhador, que proporciona esse suprimento de pessoal?

Alternativas
Comentários
  • GAB E

     

    Terceirização ou Outsourcing ou externalização é uma forma de organização estrutural que permite a uma empresa privada ou governamental transferir a outra suas atividades-meio, proporcionando maior disponibilidade de recursos para sua atividade-fim, reduzindo a estrutura operacional, diminuindo os custos, economizando recursos e desburocratizando a administração para as empresas. Em alguns contextos distingue-se terceirização de outsourcing. Geralmente, ambos os conceitos estão intimamente ligados à subcontratação.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Terceiriza%C3%A7%C3%A3o

  • GABARITO: LETRA E

    Terceirização (outsourcing)
    É uma decorrência da filosofia de qualidade total. A terceirização ocorre quando uma operação interna da organização é transferida para outra que consegue fazê-la melhor e mais barato. Tais atividades consistem em malotes, limpeza e manutenção de escritórios e fábricas, serviços de expedição, guarda e vigilância, refeitórios etc. Por essa razão, empresas de consultoria em contabilidade, auditoria, advocacia, engenharia, relações públicas, propaganda etc. representam antigos departamentos ou unidades organizacionais terceirizados para reduzir a estrutura organizacional e dotá-la de maior agilidade e flexibilidade.

    A terceirização representa uma transformação de custos fixos em custos variáveis. Na prática, é uma simplificação da estrutura e do processo decisório das organizações e uma focalização maior no core business e nos aspectos essenciais do negócio.

    FONTE: Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012.