SóProvas


ID
3063784
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Administrar as pessoas dentro de uma organização não é prioridade da função de recursos humanos, pois depende de todos os indivíduos que estão envolvidos com os processos administrativos e produtivos, tendo em vista o duplo papel da administração de recursos humanos dentro da estrutura organizacional. A que se refere esse duplo papel que torna a função de recursos humanos atípica em relação às demais?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    "Há um princípio básico em GP: gerir pessoas é uma responsabilidade de linha e uma função de staff. Quem deve gerir pessoas é o próprio executivo ou líder que tem a responsabilidade de lidar diretamente com seus subordinados (linha) [...] Para que ele possa assumir com plena autonomia essa responsabilidade de gerir seu pessoal, ele precisa receber assessoria e consultoria do órgão de GP, que lhe proporciona os meios e os serviços de apoio, bem como as políticas e os procedimentos adotados pela organização."

    CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações.. [Minha Biblioteca].

  • Lembrem-se: gerir pessoas é uma responsabilidade de LINHA (gerente imediato) e uma função de STAFF (acessoria).

  • Administrar as pessoas dentro de uma organização não é prioridade da função de recursos humanos, pois depende de todos os indivíduos que estão envolvidos com os processos administrativos e produtivos, tendo em vista o duplo papel da administração de recursos humanos dentro da estrutura organizacional. A que se refere esse duplo papel que torna a função de recursos humanos atípica em relação às demais.

    Ou seja, o gestor de RH desempenha as duas funções sem a descentralização ao gestor de linha.

    LETRA C