SóProvas


ID
3064480
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em geral, a despesa orçamentária efetiva é também classificada como despesa corrente, ou seja, aquela despesa que altera a situação líquida patrimonial da entidade pública. Entretanto, pode haver despesa corrente não efetiva, quando não altera a situação líquida patrimonial da entidade pública.


Assinale a opção que representa um exemplo de despesa corrente não efetiva.

Alternativas
Comentários
  • MCASP - Letra E

    Para fins contábeis, a despesa orçamentária pode ser classificada quanto ao impacto na situação patrimonial líquida em:

    a. Despesa Orçamentária Efetiva - aquela que, no momento de sua realização, reduz a situação líquida patrimonial da entidade. Constitui fato contábil modificativo diminutivo.

    b. Despesa Orçamentária Não Efetiva –aquela que, no momento da sua realização, não reduz a situação líquida patrimonial da entidade. Constitui fato contábil permutativo.

    Em geral, a despesa orçamentária efetiva é despesa corrente. Entretanto, pode haver despesa corrente não efetiva como, por exemplo, a despesa com a aquisição de materiais para estoque e a despesa com adiantamentos, que representam fatos permutativos.

    A despesa não efetiva normalmente se enquadra como despesa de capital. Entretanto, há despesa de capital que é efetiva como, por exemplo, as transferências de capital, que causam variação patrimonial diminutiva e, por isso, classificam-se como despesa efetiva.

  • Analisei da seguinte forma: aquisição de material para estoque, não é despesa e sim um custo.

  • Deve-se observar casos em que há sim impacto efetivo sobre o patrimônio. De fato, permuta-se estoques a caixa, mas no FATO GERADOR houve alteração no patrimônio. São ideias distintas por exemplo o consumo de energia, a apropriação de salários e dos juros e encargos, os quais DURANTE SUA REALIZAÇÃO não impactam efetivamente a situação líquida do patrimônio. Isso em consonância tanto com o regime patrimonial quanto orçamentário, despesa -> regime de competência.
  • a. Despesa Orçamentária Efetiva - aquela que, no momento de sua realização, reduz a situação líquida patrimonial da entidade. Constitui fato contábil modificativo diminutivo.

    b. Despesa Orçamentária Não Efetiva –aquela que, no momento da sua realização, não reduz a situação líquida patrimonial da entidade. Constitui fato contábil permutativo.

    A aquisição de materiais para estoque é um investimento, pois ao entrar nos estoques é contabilizado como ativo, com isso gera um fato permutativo, visto que não provoca alteração no ativo.