A) Tensão axial = Modulo de elasticidade * deformação proporcional, logo para a mesma tensão quanto maior o modulo de elasticidade, menos será a deformação, assim ele poderia ser interpretado como a dificuldade do material de deformar.
B) Os materiais dúcteis apresentam a característica de deformarem após aplicação de carga acima da carga limite, apresentando-se em regime de escoamento, deformando-se a mesma carga, avisando sobre a ruptura. O inverso disso acorre com os materiais frágeis, os quais apresentam ruptura brusca. Esse é o motivo de no dimensionamento do concreto armado não podermos dimensionar a estrutura nos domínios 4 e 5, onde a ruptura ocorreria na compressão do concreto, anterior ao escoamento do aço, ocorrendo assim um colapso brusco.
C) A definição está certa do coeficiente de Poisson = - deformação lateral / deformação longitudinal , porém este varia de 0 a 0,5, diferente do informado no item.
D) O segmento linear é uma aproximação utilizada para alguns materiais com poucas variações no modulo de elasticidade até certo limite, já outros como o concreto tem seu E calculado de acordo com a tensão solicitada.
E) Correta, complementando que a fluência ocorre para qualquer "carregamento" no tempo, sendo mais significativa quando ocorrem altas tensões e/ou alta temperatura.
Eu coloquei alt E ;;
Mas alguém consegue explicar a D ?
porque alguns materiais seguem o que a D falou, o comando não disse todos os materiais, disse que materiais de engenharia ....
ou seja, ao meu ver está correto o D também, pois os materiais seguem esse enunciado, porém não todos.