SóProvas


ID
3066775
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Inovação sempre foi algo fundamental para o sucesso das empresas. Na atualidade, a capacidade de inovação se tornou questão de sobrevivência para a maioria das empresas, independentemente da atividade da organização. Não me refiro apenas àquelas empresas ligadas à tecnologia que notoriamente possuem inovação em seu DNA. Supermercados estão inovando. Empresas de construção civil estão inovando. Seja em relação ao produto ou ao serviço, à maneira de interagir com os clientes ou às estratégias que serão implementadas para conquistar mercado, todas as empresas que pretendem crescer buscam inovar.

      Ao contrário do que possa parecer, a habilidade de inovar requer muita disciplina. A ideia de que a inspiração precisa “baixar” para se poder inovar ou ser criativo é um mito. Mesmo parecendo um contrassenso, você pode desrespeitar todas as regras, porém de maneira disciplinada.

      O compositor austríaco Schoenberg desafiou todas as convenções da composição quando criou, no início do século XX, uma nova maneira de compor que se tornou conhecida como dodecafonismo. Mesmo que as composições de Schoenberg possam a princípio parecer difíceis de apreciar, a história da música reservou-lhe um lugar de destaque como um dos grandes compositores do século XX. Para desenvolver seu método revolucionário de compor, Schoenberg estudou com muita disciplina todas as técnicas de composição tradicionais e foi testando novas possibilidades até chegar ao dodecafonismo. Não foi algo que simplesmente aconteceu da noite para o dia.

(Adaptado de: GRINBERG, Renato. A excelência do olho de tigre. São Paulo: Editora Gente, 2016. edição digital). 

Considere as afirmações abaixo.


I. A referência a Schoenberg é um argumento que corrobora a ideia do autor de que a capacidade de inovar surge de maneira inesperada e abrupta a pessoas de imensurável talento.

II. O autor refuta a noção de que apenas empresas ligadas à inovação tecnológica são capazes de recorrer a soluções criativas para ampliar seus negócios.

III. A afirmação Não foi algo que simplesmente aconteceu da noite para o dia respalda o argumento, exposto anteriormente no texto, de que a habilidade de inovar requer muita disciplina.


Está correto o que se afirma APENAS em:

Alternativas
Comentários
  • Como assim a II está correta?

  • Item I: acredito que a afirmação extrapola de ideia do texto quando afirma que "capacidade de inovar surge de maneira inesperada e abrupta a pessoas de imensurável talento.". Ao contrário da afirmativa, no texto, há uma referencia à necessidade de ter disciplina na forma de inovar, além de dispensar a ideia de que a inovação surge de uma forma repentina ou através de uma ideia criativa. Vejamos: Ao contrário do que possa parecer, a habilidade de inovar requer muita disciplina. A ideia de que a inspiração precisa “baixar” para se poder inovar ou ser criativo é um mito." item INCORRETO.

    Item II: No item II, a afirmativa declara que o autor "refuta a noção de que apenas empresas ligadas à inovação tecnológica são capazes de recorrer a soluções criativas para ampliar seus negócios". A afirmativa está correta, se levarmos em conta o seguinte trecho do texto: "... a capacidade de inovação se tornou questão de sobrevivência para a maioria das empresas, independentemente da atividade da organização. Não me refiro apenas àquelas empresas ligadas à tecnologia que notoriamente possuem inovação em seu DNA.Supermercados estão inovando. Empresas de construção civil estão inovando". item CORRETO.

    Item III: aponta que "na afirmação Não foi algo que simplesmente aconteceu da noite para o dia respalda o argumento, exposto anteriormente no texto, de que a habilidade de inovar requer muita disciplina". O item é verdadeiro, pois, se analisarmos, no decorrer do texto, o autor traz a ideia de que o principal requisito para a inovação é a disciplina. Logo após, apresenta um exemplo para reafirmar a tese defendida, relatando o caso do compositor austríaco Schoenberg, que através de um estudo aprofundado sobre as técnicas de composição, elaborou o dodecafonismo, hoje, amplamente reconhecido. Isso pode ser verificado no trecho: "Para desenvolver seu método revolucionário de compor, Schoenberg estudou com muita disciplina todas as técnicas de composição tradicionais e foi testando novas possibilidades até chegar ao dodecafonismo. Não foi algo que simplesmente aconteceu da noite para o dia." item CORRETO.

    Gabarito: E

    Qualquer erro, avisem-me.

    bons estudos.

  • Errei por não me atentar ao verbo refutar

    verbo

  • GAB: E

    I. A referência a Schoenberg é um argumento que corrobora a ideia do autor de que a capacidade de inovar surge de maneira inesperada e abrupta a pessoas de imensurável talento.

    ○Errado. A referência a Schoenberg corrobora que a inovação não é algo que acontece de maneira inesperada, e requer treino, como na parte final que fala "Não foi algo que simplesmente aconteceu da noite para o dia."

    II. O autor refuta a noção de que apenas empresas ligadas à inovação tecnológica são capazes de recorrer a soluções criativas para ampliar seus negócios.

    ○Certo, conforme a seguinte parte do texto: "Não me refiro apenas àquelas empresas ligadas à tecnologia que notoriamente possuem inovação em seu DNA. Supermercados estão inovando. Empresas de construção civil estão inovando". Vale ressaltar que até os concurseiros estão inovando :)

    III. A afirmação Não foi algo que simplesmente aconteceu da noite para o dia respalda o argumento, exposto anteriormente no texto, de que a habilidade de inovar requer muita disciplina.

    ○ Certo. Da leitura do texto e da resposta da proposição I é possível inferir isso.

  • Refutar: afirmar o contrário de; desmentir, negar.

  • Refutua

    afirmar o contrário de; desmentir, negar.

  • Minha nossa FCC!!!

    "Refutar" aí já é demais.

  • Por outro lado, insta salientar, digno de complementação ao dispositivo supracitado, que o negócio jurídico NULO não se convalida, mas se CONVERTE em outro negócio jurídico válido. Vide:

    Art.170 Se, porém, o negócio jurídico nulo contiver os requisitos de outro, subsistirá este quando o fim a que visavam as partes permitir supor que o teriam querido, se houvessem previsto a nulidade.

  • Outro ponto importante é que o negócio nulo NÃO ESTÁ sujeito a prescrição ou decadência.

  • Gab E

    Refutar :

    se refere ao ato de desmentir ou negar uma informação previamente apresentada. ... Este verbo também pode ser utilizado no sentido de “não dar aprovação” ou “rejeitar” algo.

    Fonte: Google