Jim Highsmith propôs o Desenvolvimento de Software Adaptativo (Adaptative Software Development - ASD) como uma técnica para construção de software e sistemas altamente complexos. Esse modelo se concentra na colaboração e auto-organização das equipes.
Na fase de especulação o projeto é iniciado e tem-se o planejamento de ciclos adaptáveis. Esse planejamento de ciclos adaptáveis usa as informações contidas no inicio do projeto como: a missão do cliente, restrições do projeto e os requisitos básicos.
A colaboração envolve confiança, críticas sem animosidade, auxílio, trabalho árduo, comunicação dos problemas ou preocupações de forma a conduzir ações efetivas, etc.
O aprendizado está no fato de que, com o andamento do projeto, o desenvolvedor passa a conhecer os desejos do cliente, adquirindo experiência e domínio do assunto e, consequentemente, da aplicação, além de conhecer antecipadamente os próximos passos a serem desenvolvidos. Os ciclos de revisões e testes devem ser curtos o suficiente para aprender apenas com pequenos erros, não oferecendo grandes riscos ao projeto.
Desenvolvimento de software Adaptativos
- É uma técnica para construção de software e sistemas complexos.
- Se concentra na colaboração humana e na auto-organização das equipes.
- Define um ciclo de vida que incorpora três fases: especulação, colaboração e aprendizagem.
- A ênfase está na dinâmica das equipes auto-organizadas, na colaboração interpessoal e na aprendizagem individual que levam as equipes de projeto de software a uma probabilidade maior de sucesso.
Alternativa: D