Gabarito: B
O item I está INCORRETO, pois o princípio da especialização dita que tanto quanto possível, cada membro de uma organização deve limitar-se a uma só função importante.
O item II está INCORRETO, pois pelo princípio da responsabilidade um superior tem absoluta responsabilidade pelos atos de seus subordinados, devendo defendê-los perante todos.
O item III e IV estão CORRETOS, trazendo as descrições exatas dos princípios do equilíbrio e continuidade.
Princípios de Departamentalização de Urwick:
• Especialização: tanto quanto possível, cada membro de uma organização deve limitar-se a uma só função importante.
• Coordenação: a finalidade de toda organização é conseguir coordenação, assegurando unidade de esforços. Para isso, é também necessário um sistema de comunicações com centros de comunicações, que também podemos chamar de centros de autoridade, o que nos conduz a funções com autoridade.
• Autoridade: deve haver uma linha de autoridade clara e definida, partindo de cima para baixo. Cada indivíduo deve saber de qual centro de comunicações (ou função com autoridade) ele deve receber comunicação autêntica. Uma função com autoridade é um cargo do qual os ocupantes de outros cargos esperam receber comunicações precisas. Um homem não pode receber comunicações autênticas de dois centros.
• Responsabilidade: um superior tem absoluta responsabilidade pelos atos de seus subordinados, devendo defendê-los perante todos. Quando não estiver satisfeito com qualquer de seus subordinados, tem apenas duas alternativas: melhorar o homem e seu desempenho ou dispensá-lo.
• Correspondência: para cada responsabilidade deve haver um grau correspondente de autoridade para dar instruções que sejam acatadas.
• Definição: os deveres de cada função (não pessoa) englobando atribuições, autoridade (capacidade de decisão) e relações devem ser divulgados por escrito para consulta de todos. Não deve haver muitos detalhes - meia página ou algumas linhas devem ser suficientes.
• Alcance do controle: a amplitude de supervisão adequada raramente deve alcançar mais de cinco ou seis pessoas, pois administrar não é o único trabalho de um gerente. Ele precisa ser um líder, função que compreende a representação da empresa e seus objetivos, a tomada de iniciativas com referência a modificações e interpretá-las perante todos os interessados. Um gerente precisa ter tempo para cuidar do moral da equipe, ou seja, dedicar uma parte do tempo à função de administrar e as outras três às de representar, tomar iniciativas e interpretar.
• Equilíbrio: as diversas unidades da organização precisam ser conservadas em equilíbrio. Os gerentes devem preocupar-se mais com a melhoria das unidades fracas do que com a obtenção de maior produtividade das que já são eficientes.
• Continuidade: o crescimento e o desenvolvimento da empresa devem ser constantemente reexaminados. Essa é uma tarefa a ser atribuída a um elemento que já faça parte da organização.