SóProvas


ID
3069598
Banca
FCC
Órgão
ARTESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder a questão, considere o texto abaixo.

      Pode ser um saudosismo bobo, mas tenho saudades do tempo em que se ouvia o futebol pelo rádio. Às vezes, era apenas chiado; às vezes, o chiado se misturava com a narração; às vezes, a estação sumia; sem mais nem menos, voltava, e o jogo parecia tão disputado, mas tão emocionante, repleto de lances espetaculares, que tudo que queríamos no dia seguinte era assistir os melhores momentos na televisão. Hoje todos os jogos são transmitidos pela televisão. Isso é uma coisa esplêndida, mas sepultou a fantasia, a mágica.
       Agora, que fique claro: em absoluto falo mal da tecnologia. Ao contrário, o avanço tecnológico, principalmente a chegada da internet, trouxe muita coisa boa pra muita gente. Lembro que ainda engatinhava no plano do Direito e, se quisesse ter acesso a uma boa jurisprudência, tinha que fazer assinatura. Hoje, está tudo aí, disponível, à farta, de graça. Somente quem viveu numa época em que não havia a internet tem condições de dimensionar o nível de transformação e de reprodução do conhecimento humano que ela representou...
(Adaptado de: GEIA, Sergio. Então chegou a tecnologia... Disponível em: www.cronicadodia.com.br

Considerando o contexto, o vocábulo que apresenta valor consecutivo na seguinte passagem do texto:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    "...tão emocionante, repleto de lances espetaculares, que tudo que queríamos no dia seguinte era assistir os melhores momentos na televisão."

    São conjunções consecutivas aquelas que iniciam uma oração na qual é indicada a consequência do que foi declarado na oração anterior.

    ej: O som estava tão alto que as paredes da sala tremiam.

    Fonte: infoescola

  • Quando pedir conjunção consecutiva ou ideia de consequência procure as palavras:

    TAL... QUE

    TÃO... QUE

    TANTO... QUE

    TAMANHO... QUE

    Essas introduzem orações subordinadas consecutivas, com valor de consequência.

  • Dava pra fazer por eliminação: a B e a E são Pronomes relativos; a C e a D são Conjunções integrantes (se não me engano).
  • tal/tão/ tamanho +QUE = oração subordinada consecutiva