SóProvas


ID
3070015
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Turmalina - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os estudos de teoria geral da administração referem-se à construção histórica das ciências da administração. Ao descrever esse percurso histórico, Chiavenato (2003, p. 53) utiliza-se da expressão "arrumando o chão de fábrica" para nomear uma teoria que enfatiza os métodos e os processos de trabalho de cada operário. Essa teoria é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • Os estudos de teoria geral da administração referem-se à construção histórica das ciências da administração. Ao descrever esse percurso histórico, Chiavenato (2003, p. 53) utiliza-se da expressão "arrumando o chão de fábrica" para nomear uma teoria que enfatiza os métodos e os processos de trabalho de cada operário. Essa teoria é chamada de:

    Letra C (gabarito)

  • Taylorismo ou Administração científica é o modelo de administração desenvolvido pelo  norte-americano  (1856-1915), considerado o pai da administração científica e um dos primeiros sistematizadores da disciplina científica. O taylorismo caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional

  • Interessante ressaltar que não há "teoria clássica da administração" (item a). As provas costumam cobrar Abordagem Clássica (visão de Oliveira) ou Escola Clássica (visão de Chiavenato). A Administração Científica (Taylor) e o Processo Administrativo (Fayol) estão dentro da Escola/Abordagem Clássica.

  • Olá!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre algumas teorias da administração. Neste caso, marquemos a alternativa que contém a teoria que foi descrita no enunciado.

    A - incorreta.  Teoria Clássica ou da Gestão Administrativa surge na França a partir dos trabalho de Henri Fayol. Essa escola administrativa era composta principalmente por executivos da época que tinham como preocupação o aumento da eficiência das suas organizações.

    B - incorreta. Administração das relações humanas (vide alternativa "D").

    C - correta. A administração científica de Taylor tinha o objetivo de diminuir qualquer perda de tempo na produção, eliminando processos extensos e inúteis, bem como marcando o tempo das etapas produtivas. Nota-se com isso que a ênfase está nas tarefas realizadas pelos operários, sendo uma abordagem "de baixo para cima". É a abordagem que se preocupa com o que se realiza na área de operações diretamente, daí vem a expressão "chão de fábrica".

    D - incorreta. Para experiência de Hawthorne, base da Teoria das Relações Humanas, a eficiência da produção não depende apenas da capacidade física ou fisiológica, mas principalmente das condições psicológicas dos indivíduos. As percepções e sentimentos dos operários, de acordo com a teoria das relações humanas, determinava se se a produção aumentava ou diminuía, não o esforço físico em si.

    Tendo visto as opções, concluímos que a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fonte:

    MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública. Salvador: Juspodivm, 2016.

  • GAB C

    CARACTERÍSTICAS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA:

    1. Pai Frederick Taylor;
    2. Surgiu em 1903, nos Estados Unidos;
    3. Ênfase nas tarefas dos indivíduos (visão da parte para o todo);
    4. É uma abordagem de baixo para cima;
    5. O trabalhador era visto como uma máquina;
    6. Não considerava o ambiente externo;
    7. Organização como um sistema fechado;
    8. Buscava alcançar a EFICIÊNCIA;
    9. Foi a primeira a tornar a administração uma ciência;
    10. A substituição dos métodos empíricos pelos métodos científicos recebeu o nome de ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO (ORT);
    11. Salário era de acordo com a capacidade de produção;
    12. A produtividade era resultado dos esforços;
    13. Análise do trabalho e do estudo de tempos e movimentos;
    14. Estudo da fadiga humana;
    15. Divisão do trabalho e especialização do operário;
    16. Desenho de cargos e de tarefas;
    17. Incentivos salariais e prêmios por produção;
    18. Conceito de homo economicus;
    19. Condições ambientais de trabalho;
    20. Padronização.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)