SóProvas


ID
3070135
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Há relatos de que, antes da chegada dos portugueses no Brasil, as comunidades indígenas já se preocupavam com o saneamento. Para o seu consumo, os indígenas armazenavam a água em talhas de barro e argila ou até mesmo em caçambas de pedra. Com os dejetos, também havia um cuidado especial, haja vista que delimitavam áreas usadas para as necessidades fisiológicas e para a disposição de detritos.

      No período colonial, a história do saneamento básico confunde-se com a formação das cidades. Nos povoados que se formavam, o abastecimento de água era feito através de coleta em bicas e fontes. As ações de saneamento se resumiam à drenagem dos terrenos e à instalação de chafarizes em algumas cidades.

(Adaptado de: O saneamento no Brasil. Disponível em: http://proclima.cetesb. sp.gov.br/wp-content/uploads/sites/28/2014/11/1 sabesp_saneamento_brasil_ abes2011.pdf) 

De acordo com as informações do texto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    A) o Brasil contava com uma estrutura de saneamento limitada durante o período colonial. >>> correto, conforme o texto: As ações de saneamento se resumiam à drenagem dos terrenos e à instalação de chafarizes em algumas cidades. >>> usar o verbo "resumir-se" traz um sentido de limitação, de restrição, de insuficiência.

    B) os indígenas tinham uma estrutura de saneamento mais avançada que a dos portugueses. >>> incorreto, fazendo uma comparação com o pouco que os portugueses tinham: indígenas (armazenavam a água em talhas de barro e argila ou até mesmo em caçambas de pedra), portugueses (abastecimento de água era feito através de coleta em bicas e fontes), ou seja, era um tipo equiparado, praticamente a mesma coisa.

    C) os portugueses aprenderam com os indígenas as técnicas de coleta e armazenamento de água. >>> incorreto, o texto não faz referência a isso.

    D) o saneamento surgiu em terras brasileiras a partir da fundação das cidades pelos portugueses. >>> incorreto, surgiu desde a época dos indígenas.

    E) as primeiras cidades brasileiras, ao contrário das aldeias indígenas, eram desprovidas de saneamento. >>> incorreto, havia saneamento nas primeiras cidades brasileiras, porém é limitado, restrito.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺