SóProvas


ID
3071251
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Aracruz - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Procurar o quê

  O que a gente procura muito e sempre não é isto nem aquilo. É outra coisa.
  Se me perguntam que coisa é essa, não respondo, porque não é da conta de ninguém o que estou procurando.
  Mesmo que quisesse responder, eu não podia. Não sei o que procuro. Deve ser por isso mesmo que procuro.
  Me chamam de bobo porque vivo olhando aqui e ali, nos ninhos, nos caramujos, nas panelas, nas folhas de bananeiras, nas gretas do muro, nos espaços vazios.
  Até agora não encontrei nada. Ou encontrei coisas que não eram a coisa procurada sem saber, e desejada.
  Meu irmão diz que não tenho mesmo jeito, porque não sinto o prazer dos outros na água do açude, na comida, na manja, e procuro inventar um prazer que ninguém sentiu ainda.
 Ele tem experiência de mato e de cidade, sabe explorar os mundos, as horas. Eu tropeço no possível, e não desisto de fazer a descoberta do que tem dentro da casca do impossível.
 Um dia descubro. Vai ser fácil, existente, de pegar na mão e sentir. Não sei o que é. Não imagino forma, cor, tamanho. Nesse dia vou rir de todos.
 Ou não. A coisa que me espera, não poderei mostrar a ninguém. Há de ser invisível para todo mundo, menos para mim, que de tanto procurar fiquei com merecimento de achar e direito de esconder.
(Carlos Drummond de Andrade)

Existe no poema uma pessoa que estabelece um diálogo com o leitor. Essa pessoa é:

Alternativas
Comentários
  • Gab: C

    Só não sei como é possível identificar que é um adulto ou uma criança no texto, enfim, chutei.

  • GABARITO: LETRA C

    → questão complicadíssima, cheguei à resposta através de outra questão da mesma prova, a qual dá uma tremenda dica, vou apresentar a questão: Q1023747.

    → a questão trata acerca da "infância", uma época em que somos "crianças", estamos sempre tentados a descobrir novas coisas, ter novas experiências, queremos sempre o "novo", logo fiz uma inferência: infância → um menino, uma criança.

    → muitas provas dão dica de questões com outras questões, muitas pessoas vão dizer que foi forçado a interpretação, mas prova é isso: um jogo de estratégia, temos que achar a melhor para nos darmos bem.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! RUMO À APROVAÇÃO!

    /

  • Bola de cristal

  • Concordo com os colegas, questão complicada!

    Minha abordagem para chegar a resposta correta foi a observação de uma argumentação repleta de questionamentos, incertezas e contradições. Tal característica é própria do raciocínio infantil. Consequentemente a pessoa do discurso seria um menino.

    Gabarito C

    Força, foco e fé!

  • PARA MIM FOI FÁCIL IDENTIFICAR, BASTOU OBSERVAR AS ATITUDES DO PERSONAGEM, TÍPICA DE UMA CRIANÇA.

  • Questão sem sentido algum

  • Meu irmão diz que não tenho mesmo jeito, porque não sinto o prazer dos outros na água do açude, na comida, na manja, e procuro inventar um prazer que ninguém sentiu ainda.

    Quando ele diz meu irmão .... associei que fosse um menino, não sei se faz sentido isso. Mais acertei.

  •  Meu irmão diz que não tenho mesmo jeito, porque não sinto o prazer dos outros na água do açude, na comida, na manja, e procuro inventar um prazer que ninguém sentiu ainda.

  • Única coisa que se pode afirmar é que é um homem "Me chamam de bobo", pode ser um idoso com atitudes de criança, pode ser um menino, pode ser o raio que for, mas só se pode afirmar com toda certeza que é um homem (no sentido de indivíduo do sexo masculino), então pelo mais certo, deveria ser a letra A. Tem umas questões de interpretação que sinceramente... só ignora

  • Pois discordo. Se for olhar, o termo homem pode ser interpretado como um sujeito universal, pode ser interpretado como o próprio autor, posto que o texto é de Drummond, escrito na primeira pessoa. Essa inferência seria possível se remetesse a algo exclusivo da infância. Dizer "meu irmão " não remete a um período infantil, tampouco os questionamentos feitos....

  • Só cheguei a assertiva por conta da questão numero 1 dessa prova, a qual remete a infância e criança.

  • o examinador, de duas , uma! ou fumou m..onha estragada ou cheirou o c. do bode. Só pode. Banca lixo.

  • Não se esqueçam de levar a bola de cristal no dia da prova!

  • Que maconha é essa ?