SóProvas


ID
3071350
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Aracruz - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Ministério da Cultura (MinC) promoveu nesta sexta-feira (27/7/2018), em Vitória (ES), mais uma edição do seu Seminário de Capacitação, destinado a preparar produtores e gestores culturais para a utilização dos mecanismos de fomento disponibilizados pelo Governo Federal.
Fonte: h t t p : / / w w w . c u l t u r a . g o v . b r / n o t i c i a s - destaques/http://www.cultura.gov.br/noticias-destaques/

Concebida em 1991 para incentivar investimentos culturais, a Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313/1991), pode ser usada por empresas e pessoas físicas que desejam financiar projetos culturais.
Fonte: http://www.cultura.gov.br/leis/

Os mecanismos de fomento à cultura ganharam maior preponderância com a publicação da Lei nº 8.313/1991 conhecida por Lei:

Alternativas
Comentários
  • ancionada pelo então presidente Fernando Collor a lei instituiu o Programa Nacional de Apoio à Cultura - PRONAC, estabelecendo, naquele momento, as políticas públicas para a cultura nacional. Essa lei é conhecida também por lei Rouanet (em homenagem a Sérgio Paulo Rouanet, seu criador e secretário de cultura da Presidência da República de então).

    As diretrizes para a cultura nacional foram estabelecidas nos primeiros artigos, e sua base é o exercício dos direitos culturais e o livre acesso às fontes de cultura com ênfase na promoção, proteção e valorização das expressões culturais nacionais.

    O grande destaque da lei Rouanet é a política de incentivos fiscais que possibilita empresas (pessoas jurídicas) e cidadãos (pessoas físicas) aplicarem uma parte do IR (imposto de renda) devido em ações culturais.

  • Hoje sabemos o tipo da cultura fomentada com essa lei.

  • GABARITO A