A) Individualizado Direto. os medicamentos são requisitados e dispensados às unidades de internação em nome do paciente, de acordo com a prescrição mnédica, sua cópia direta, para determinado período.
B) Coletivo. Os medicamentos são armazenados nas unidades de internação, sob a responsabilidade da enfermeira encarregada, formando miniestoques espalhados por todo o hospital. A reposição dos medicamentos é feita periodicamente, em nome da unidade, por meio de requisição enviada à farmácia ou Almoxarifado. Muitas vezes a requisição está baseada em cotas preestabelecidas entre a unidade requisitante e a fornecedora dos produtos
C) Individualizado Indireto. Os medicamentos são requisitados e dispensados às unidades de internação em nome do paciente, de acordo com a transcrição da prescrição médica, para determinado período. Quando a prescrição é transcrita, o sistema é denominado Individualizado Indireto, e quando o documento original ou sua cópia direta é enviada à Farmácia para análise e posterior dispensação dos produtos, o sistema é denominado Individualizado Direto
D) Dose Unitária. O farmacêutico recebe a prescrição mnédica do paciente ou sua cópia direta; elabora o registro farmacoterapêutico do paciente (documento utilizado pelo farmacêutico para avaliar a terapêutica medicamentosa); analisa as informações da prescrição; quando necessário, faz intervenções na terapêutica medicamentosa e dispensa os medicamentos em embalagens de dose unitária, prontas para administrar.
E) Misto. para dispensar os medicamentos e, muitas vezes, produtos médico-hospitalares são utilizados os sistemas coletivo e individualizado em um mesmo hospital.