SóProvas


ID
307558
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
TRE-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa abaixo que NÃO corresponda a um dos deveres do administrador público.

Alternativas
Comentários
  • Os poderes e deveres do administrador público são os expressos em lei, os impostos pela moral administrativa e os exigidos pelo interesse da coletividade.
    Cada agente administrativo é investido da necessária parcela de poder público para o desempenho de suas atribuições. Esse poder deve ser usado normalmente, como atributo do cargo ou da função, e não como privilégio da pessoa que o exerce.
    0 Brasil, que é um Estado de Direito e Democrático, não reconhece privilégios pessoais; só admite prerrogativas funcionais (art. 5º caput).
    0 poder tem para o agente público o significado de dever para com a comunidade e para os indivíduos, no sentido de que quem o detém está sempre na obrigação de exercitá-lo.


    Dever de Eficiência (Boa Administração)
     
    É o que se impõe a todo agente público de realizar suas atribuições com presteza, perfeição e rendimento funcional.
    0 princípio da eficiência, de alto significado para o serviço público em geral, deve ser aplicado em todos níveis da administração brasileira.
     
    Dever de Probidade
     
    0 dever de probidade está constitucionalmente integrado na conduta do administrador público como elemento necessário à legitimidade de seus atos. (art. 37, § 4º CF/88)
     
    Dever de Prestar Contas
     
    É um dever decorrente da administração como encargo de gestão de bens e interesses alheios. Todo administrador público - agente político ou simples funcionário - tem que prestar contas de sua gestão administrativa.
    A regra é universal: quem gere dinheiro público ou administra bens ou interesses da comunidade deve contas aos órgãos competentes para fiscalização.




  • No ordenamento jurídico não existe dever hierárquico. o ser é poder Hierárquico
    Poder para distribuir e escalonar as funções
    dos órgãos públicos; estabelecer a relação
    de subordinação entre agentes, etc.
  • Parte da doutrina chama o poder hierarquico de "poder-dever" instrumental para a defesa do interesse público. 
  •                     Dever de probidade

    Refere-se à conduta do administrador de acordo com a ética, a moral. Postura honesta. Legitima seus atos. A Constituição Federal estabelece sanções políticas, administrativas e penais (suspensão dos direitos políticos, perda da função pública, indisponibilidade dos bens, ressarcimento de danos ao erário público). Os servidores públicos, aqueles que têm relação de emprego com o Estado, têm suas normas de conduta, estabelecidas no Regime Jurídico do Servidor Público, de que trata a Constituição Federal...

  • Eu corro de banca louca, enquanto não me acostumo. A CESPE, FCC, FGV e ESAF, já não me pegam tanto, mas essa realmente sem comentários. Arf.

  • ok... ok... essas bancas... " quero ser cespe" matam a gente!!

  • Não é dever hierárquico, mas sim, poder hierárquico.

     

    "Poder Hierárquico - De uma forma simples, é o poder de distribuir funções a diversos órgãos administrativos, com escalonamento pelos diferentes níveis de planejamento, coordenação, controle e execução. Por ele se estabelecem as relações de subordinação entre os servidores impondo-lhes o dever de obediência aos superiores." 

     

    DEVERES ADMINISTRATIVOS: Poder-Dever de Agir, Dever de Eficiência, Dever de Probidade e Dever de Prestar Contas.
    ---

     

    http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=9618&revista_caderno=4