SóProvas


ID
3077365
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Nas duas primeiras décadas do século XX, o ingresso de levas de imigrantes no Brasil, principalmente de origem europeia, estimulou a urbanização, ampliou o mercado interno e contribuiu para

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Em meados do século XIX, as áreas desocupadas do sul do Brasil e o crescimento da lavoura de café atraíram a mão-de-obra estrangeira, principalmente européia, que estava à procura de melhores condições de vida e de trabalho. A imigração então iniciada iria ter enorme importância na história econômica, política e cultural brasileira.

    O último afluxo significativo de imigrantes ocorreu na década de 1920, e vários motivos explicam o declínio verificado a partir de então: o crescimento das migrações internas na Europa, os efeitos da crise de 1929 na economia e as limitações impostas pelo governo brasileiro. 

    O emprego da mão-de-obra imigrante caminhou paralelamente ao desenvolvimento e à diversificação da economia brasileira. Os imigrantes foram responsáveis por um aumento substancial da produção cafeeira, seja trabalhando como empregados nas grandes fazendas, seja como pequenos proprietários. Desde o início também estiveram presentes na industrialização do país, em muito contribuindo para a urbanização das principais cidades. Estima-se que em 1920, 64,2% dos estabelecimentos industriais de São Paulo estavam nas mãos de empresários imigrantes. 

    Tudo posso Naquele que me fortalece!

  • A alternativa é D e não B... Nesse início de século começou o desenvolvimento industrial do país.

  • JOVENS EUROPEUS COM IDEIAS E ASTÚCIA PARA INVESTIR ...

  • Só venho aqui ler as explicações da concurseira dedicada.

  • Nas duas primeiras décadas do século XX, o ingresso de levas de imigrantes no Brasil, principalmente de origem europeia, estimulou a urbanização, ampliou o mercado interno e contribuiu para:

    URBANIZAÇÃO= CIDADES TEM O QUE? GRANDES INDÚSTRIAS.

    GABARITO= D

    AVANTE.

  • Gabarito D

    Em meados do século XIX, as áreas desocupadas do sul do Brasil e o crescimento da lavoura de café atraíram a mão-de-obra estrangeira, principalmente européia, que estava à procura de melhores condições de vida e de trabalho. A imigração então iniciada iria ter enorme importância na história econômica, política e cultural brasileira.

    O último afluxo significativo de imigrantes ocorreu na década de 1920, e vários motivos explicam o declínio verificado a partir de então: o crescimento das migrações internas na Europa, os efeitos da crise de 1929 na economia e as limitações impostas pelo governo brasileiro. 

    O emprego da mão-de-obra imigrante caminhou paralelamente ao desenvolvimento e à diversificação da economia brasileira. Os imigrantes foram responsáveis por um aumento substancial da produção cafeeira, seja trabalhando como empregados nas grandes fazendas, seja como pequenos proprietários. Desde o início também estiveram presentes na industrialização do país, em muito contribuindo para a urbanização das principais cidades. Estima-se que em 1920, 64,2% dos estabelecimentos industriais de São Paulo estavam nas mãos de empresários imigrantes. 

    Tudo posso Naquele que me fortalece!

  • Muitos estrangeiros que participaram da industrialização em seus países, contribuíram para a do Brasil já que sabiam operar máquinas.
  • A resposta está praticamente no enunciado.

  • DUAS PRIMEIRAS DÉCADAS DE 1900, ISTO É, 1900 A 1920. ATÉ ONDE EU SAIBA, A INDUSTRIALIZAÇÃO FOI IMPULSIONADA A PARTIR DE 1930. PQP!!