SóProvas


ID
3077368
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Atenção: O texto abaixo refere-se à questão.

O sentimento de que era uma incongruência lutar contra o autoritarismo “lá fora” e sustentá-lo “aqui dentro” foi particularmente forte entre a oficialidade das Forças Armadas. Ao voltarem da campanha na Itália, muitos oficiais assumiram posições claramente favoráveis à volta da democracia. 

(Adaptado de: TEIXEIRA, Francisco M.P. Brasil, História e Sociedade. São Paulo: Ática, 2001, p.267-268) 

O texto identifica uma das consequências, no Brasil, da

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    A participação brasileira na II Guerra Mundial criou uma situação contraditória para a sustentação do Estado Novo de Vargas. Como poderia um governo combater militarmente as ditaduras fascista e nazista na Europa e, ao mesmo tempo, manter no Brasil uma estrutura de poder ditatorial inspirada no nazifascismo europeu?

    A FEB perdeu 454 soldados que durante muitos anos permaneceram no cemitério de Pistóia (Itália). Sua participação no conflito foi importante pois tornou evidente a contradição vivida pelo Estado Novo, que enviava tropas para lutar pela democracia no exterior, mas internamente mantinha um regime ditatorial. O retorno dos contingentes da FEB precipitou, assim, a queda de Vargas em 1945.

    Tudo posso Naquele que me fortalece!

  • Durante a Segunda Guerra Mundial, ao lutar contra o nazismo em território italiano, a oficialidade das Forças Armadas teve um sentimento forte de que era uma incongruência lutar contra o autoritarismo “lá fora” e sustentá-lo “aqui dentro”.

    No Brasil, estávamos passando pela ditadura do Estado Novo de Getúlio Vargas.

    Ao voltarem da campanha na Itália, muitos oficiais assumiram posições claramente favoráveis à volta da democracia.

    Resposta: E

  • Lembrem-se ESTADO NOVO