SóProvas


ID
3077500
Banca
FCC
Órgão
EMAE-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Durante o processo de cravação de uma estaca, a parcela elástica do deslocamento máximo de uma seção da estaca, decorrente da aplicação de um golpe do pilão denomina-se

Alternativas
Comentários
  • A nega é o comprimento médio, pré-fixado em projeto, obtido dos 10 últimos golpes do pilão durante o processo de cravação de uma estaca.

    O repique é a parcela elástica do deslocamento máximo de uma seção da estaca, decorrente da aplicação de um golpe de pilão.

    Portanto, o que difere ambos é que a nega é o deslocamento permanente da estaca para dez golpes do martelo com a mesma altura de queda, enquanto o repique, por sua vez, é obtido ao final da cravação, traçando uma reta de referência e depois mantendo o lápis na estaca durante o golpe. Normalmente obtém-se dez repiques durante a obtenção da nega.

  • Nega corresponde à penetração permanente de uma estaca, causada pela aplicação de um golpe do pilão. Em geral é medida por uma série de dez golpes. Ao ser fixada ou fornecida, deve ser sempre acompanhada do peso do pilão e da altura de queda ou da energia de cravação (martelos automáticos). Pode-se dizer que a nega é uma medida indireta e dinâmica da capacidade de carga da estaca.

     

    Repique O repique corresponde à parcela elástica do deslocamento máximo de uma seção da estaca, decorrente da aplicação de um golpe do pilão 

  • NBR 6122/2019 - Projeto e execução de fundações

    3.34

    nega

    medida da penetração permanente de uma estaca, causada pela aplicação de um golpe de martelo ou pilão, sempre relacionada com a energia de cravação. Dada a sua pequena grandeza, em geral é medida para uma série de dez golpes.

    3.36

    repique

    parcela elástica da penetração máxima de uma estaca, decorrente da aplicação de um golpe do martelo ou pilão.