-
irrompeu durante o Período Regencial, motivada pela extrema pobreza da população e pela insatisfação das elites locais, em um contexto de instabilidade política e numerosas revoltas populares em todo o território brasileiro. REVOLTA DAS ELITES COM PARTICIPAÇÃO POPULAR.
-
Como pode ser a letra C? Esta cita o governo de D.Pedro I, mas a cabanagem ocorreu no governo regencial, após abdicação do Imperador em 1831. Acho que cabe recurso kkk
-
COMO ASSIM NÃO É A LETRA A?
-
DHARA O ERRO TÁ EM REPLUBLICANO
-
Questão passível de anulação visto que a Cabanagem ocorreu no período regencial, mas precisamente entre 1835 a 1840, influenciada pela revolução francesa, ela refletia a instabilidade política do período regencial.
Essa parte da alternativa está evidentemente equivocada: expressando o descontentamento social e político com a situação da região e as tensões com o governo de Dom Pedro I, uma vez que a CABANAGEM EXPRESSOU O DESCONTENTAMENTO SOCIAL E POLÍTICO COM A SITUAÇÃO DA REGIÃO E AS TENSÕES COM O GOVERNO REGENCIAL E NÃO D. PEDRO I.
SEM GABARITO
-
-
Esse gabarito é ridículo. E tão ridículo quanto é o comentário dessa professora do QC. Ela não discorda em momento algum e ainda acrescenta uma palavra que não está no texto, querendo justificar o gabarito. A Cabanagem é uma revolva do período regencial e no ano que ocorreu, D. Pedro já tinha até morrido. A questão não fala que foram tensões DEIXADAS por d. Pedro. A banca quer para o candidato adivinhar intenção dela?
-
BI KA a "cabanagem deu inicio em 1835 , quando D. Pedro I ainda estava no governo sofrendo fortes tensões!!!
-
a cabanagem ocorreu no governo regencial. D. Pedro já tinha vazado.
Discordo do gabarito!
-
Como assim??? Pedrão I já tava até morto quando Cabanagem aconteceu.
Gabarito tá errado.
-
dei tela azul agr
-
mano, A CABANAGEM ACONTECEU NO PERIODO REGENCIAL!!
-
Se formos olhar um pouco mais detalhado, pode-se perceber que os descontentamentos com as péssimas condições de vida iniciaram no governo de D.Pedro I, porém o movimento estourou-se no período regencial.
As principais figuras deste movimento foram os comerciantes e os proprietários.
-
Não concordo com o gabarito.
-
Período regencial foi de 1831 a 1840. Cabanagem iniciou em 1835.
Dom pedro I já havia abdicado o trono.
-
- Cabanagem :
-ONDE ? (Pará) -QUANDO ? (1835 - 1840)
-QUEM PARTICIPOU ? Cabanos, homens e mulheres pobres, negros, indígenas e mestiços que viviam em casas semelhantes a cabanas.
-QUAIS OBJETIVOS ? Acabar com as desigualdades sociais e a exploração, defendiam o fim da escravidão e a distribuição de terras para os lavradores.
- OBTEVE ÊXITO ? NÃO , pois eram desorganizados e o movimento foi repreendido pelas tropas enviadas pelo governo
OBS : Esse movimento não buscava , de forma alguma , autonomia provincial. No entanto , apesar de ser muito estranha , marquei a letra c mesmo .
-
quase todos os movimentos da historia do Brasil foi vencido pelo governo federal!!!!!!
-
Cabanagem.correta.1835-1840
Local: Pará
Participantes: homens, mulheres, pobres, negros, índios
MOTIVO: Fim da escravidão, distribuição de terras, desigualdades sociais
-
DISCORDO DO GABARITO.
D Pedro I ficou doente e, em 24 de setembro de 1834, acabou falecendo por conta de uma tuberculose.
Cabanagem (também conhecida como Guerra dos Cabanos) foi uma popular e social ocorrida durante o de 1835 a 1840, influenciada pela , na antiga (abrangia os atuais estados do , , , e ) comandada por: , , , e, . Devido à extrema pobreza, fome e doenças, que marcaram o início desse período, além do processo de (1822) que não ocorreu de imediato no Pará ( em 1823), ficando isolada do restante do Brasil e condicionada a uma irrelevância política por parte do , mantendo a forte influência portuguesa.
-
CABANAGEM (1835-1849): Revolta popular que ocorreu na Província Grão-Pará.
queriam melhores condições de vida e foram incentivados pelos ingleses a serem a favor da independência. tomaram o governo e tentaram instituir uma federação.
Fatores: miséria e o desejo de um governo provincial escolhido pela população local, motivaram a separação e luta de resistência de 1835 - 1840.
Morte de mais de 30 mil pessoas
-
Felipe Martins, em 1831 Dom Pedro I abdicou do trono brasileiro para tomar posse do trono em Portugal, após a morte de seu pai, Dom João. Como o pequeno Dom Pedro II só tinha 6 anos na época, estabeleceu-se um governo regencial de 1831 a 1840, quando justamente por causa das tenções, o golpe da maioridade declarou Dom Pedro II, aos 14 anos, o novo rei do Brasil.
Em 1835, Dom Pedro I já não reinava nem aqui e nem em Portugal, pois já havia morrido no ano anterior.
-
Gente, cuidado... Cabanagem foi uma revolta na província do Grão-Pará e Guerra dos Cabanos foi outra que ocorreu em Pernambuco.
-
CABANAGEM (1835 a 1840): ocorreu na província do Grão-Pará, em razão de disputas políticas locais e por causa da insatisfação popular com a pobreza e a desigualdade.
Teve participação de índios, negros e cabanos (pessoas que viviam em cabanas às margens dos rios), que estavam revoltadas com as péssimas condições de vida da população mais carente e com o domínio político e econômico dos grandes fazendeiros.
Com forte participação popular, o movimento se alastrou por uma área hoje correspondente a diversos estados, expressando o descontentamento social e político com a situação da região e as tensões com o governo de Dom Pedro I.
Resposta: C