SóProvas


ID
3078550
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Suponha que determinado veículo de mídia tenha solicitado a um hospital da rede pública, com base na lei de acesso à informação, dados sobre pacientes acometidos por doença infectocontagiosa, consistentes no número de internações e de óbitos. Com esses dados, pretendia veicular uma matéria sobre o surto da referida doença em determinada região do Estado, porém omitiu essa motivação ao solicitar a informação. Considerando as disposições do citado diploma legal, as informações solicitadas

Alternativas
Comentários
  • LEI 12.527

    Art. 10. Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades referidos no art. 1º desta Lei, por qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida.

    § 1º Para o acesso a informações de interesse público, a identificação do requerente não pode conter exigências que inviabilizem a solicitação.

    § 2º Os órgãos e entidades do poder público devem viabilizar alternativa de encaminhamento de pedidos de acesso por meio de seus sítios oficiais na internet.

    § 3º São vedadas quaisquer exigências relativas aos motivos determinantes da solicitação de informações de interesse público.

    GAB. B

  • Uma dúvida, na questão especifica "dados sobre pacientes acometidos por doença infectocontagiosa", essas informações não teriam cunho pessoal? Se fosse "dados sobre a doença" tudo bem, mas o fato se ter especificado os pacientes não tornaria a letra B errada?

  • A BJ, inicialmente pensei assim tb, mas note que logo depois a questão diz que as informações consistem em número de internações e óbitos. Desta forma não seriam fornecidos dados pessoais.

  • Para solucionar a questão o candidato deve demonstrar conhecimentos sobre a Lei n° 12.527, de 18 de novembro de 2011, a chamada Lei de Acesso a Informação (LAI).


    Vejamos as alternativas:


    A) poderão ser negadas, se a autoridade administrativa considerar que sua divulgação pode causar temor infundado na população. 

    Errado. A negativa de acesso às informações objeto de pedido formulado aos órgãos e entidades quando não forem classificadas como total ou parcialmente sigilosas, sujeitará o responsável a medidas disciplinares.


    B) deverão ser fornecidas, por serem de interesse público, sendo vedado exigir a explicitação da motivação da solicitação. 

    Certo. São vedadas quaisquer exigências relativas aos motivos determinantes da solicitação de informações de interesse público.


    C) são protegidas por sigilo, por envolverem o direito à intimidade, somente podendo ser disponibilizadas, para qualquer finalidade, com o consentimento dos pacientes. 

    Errado. O número de internações e de óbitos não são informações pessoais relativas à intimidade, vida privada, honra e imagem, podendo sim ser disponibilizadas sem o consentimento dos pacientes. 


    D) poderão ser disponibilizadas, a critério do órgão público que as detém, após analisar a motivação da solicitação e o interesse público envolvido na divulgação. 

    Errado. São vedadas quaisquer exigências relativas aos motivos determinantes da solicitação de informações de interesse público.


    E) são consideradas confidenciais, por envolverem a proteção da saúde pública e somente estão disponíveis para fins estatísticos a órgãos oficiais. 

    Errado. Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades referidos no art. 1º da LAI, por qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida.


    Gabarito do professor: Letra B.

  • Eu marquei errado porque pensei que o reporte queria saber dos pacientes, mas na verdade ele só quer saber quantos foram internados e quantos morreram. Só pra ter uma estatística. Logo, não é uma informação de cunho pessoal.

    LETRA B

  • chave da questão tá no "número de internações e óbitos"---> não é dado sensível

    pode ser disponibilizada e sob nenhuma hipótese deve-se exigir justificativa da motivação

  • Em nenhuma hipótese é admissível pedido de justificativa ou motivação.

    Sabendo isso é possível responder a questão tranquilamente.