-
gabarito: B
gênero textual primário: oral (espontâneo, compõe tradições de um povo)
gênero textual secundário: escrito.
Contudo deve-se observar que não são primários: palestras, debate, conferências, etc, pois apesar de serem orais, não são necessariamente espontâneos.
-
Continuo não observando as diferenças entre os gêneros textuais primário e secundário no fragmento de texto do enunciado. Não percebi a linguagem oral nele atribuída.
-
bem no começo do texto "[...] todos os nossos enunciados se baseiam em....." observa-se a oralidade do texto.
-
A questão não pede quais gêneros existem na fala da autora, mas sim a quais gêneros ela se refere. Assim sendo, quando ela diz:
"enunciados se baseiam em formas-padrão e relativamente estáveis" >> alude ao gênero secundário (escrito)
"marcados sócio-historicamente, visto que estão diretamente relacionados às diferentes situações sociais" >> gênero primário (oral, espontâneo)
-
"tipos relativamente estáveis de enunciados’,aí está a parte oral - citação literal de quem disse
-
primários (ideologia do cotidiano) e secundários (ideologia em sentido estrito)
Os gêneros discursivos secundários (complexos – romances, dramas, pesquisas científicas de toda espécie, os grandes gêneros publicísticos, etc.) surgem nas condições de um convívio cultural mais complexo e relativamente muito desenvolvido e organizado (predominantemente o escrito) – artístico, científico, sociopolítico, etc. No processo de sua formação eles incorporam e reelaboram diversos gêneros primários (simples), que se formaram nas condições da comunicação discursiva imediata. (BAKHTIN, 2003[1952-1953], p.263-124)
fonte: GÊNEROS PRIMÁRIOS E GÊNEROS SECUNDÁRIOS NO CÍRCULO DE BAKHTIN: IMPLICAÇÕES PARA A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA -Sheila Vieira de Camargo GRILLO1