SóProvas


ID
3079207
Banca
VUNESP
Órgão
UFABC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

Refletir sobre inovações pedagógicas no ensino superior nos encaminha necessariamente à questão do projeto político-pedagógico (PPP) como aquele que enfatiza a organização curricular, confere-lhe organicidade e permite que suas ações adquiram relevância. A falta de clareza reduz qualquer curso a uma grade curricular fragmentada, uma vez que até mesmo as ementas e as bibliografias perdem sua razão de ser. Todavia, o PPP não pode ser utilizado apenas como modismo. Como modismo, a referência ao PPP apresenta alguns riscos, como a utilização pouca criteriosa do termo e a falta de clareza na compreensão da ideia de projeto. É preciso diferenciar o uso do PPP como modismo e como inovação. Como modismo, ele tem um caráter

Alternativas
Comentários
  • Para responder essa questão, o candidato deve ter conhecimentos sobre o projeto político-pedagógico (PPP) e seus usos. Deve-se indicar a alternativa que apresenta qual o caráter do uso do PPP como modismo.

    A) de ruptura e conflito.

    ERRADO – Ao construirmos o projeto de uma escola, planejamos o que temos intenção de fazer, de realizar. Nos lançamos para diante, com base no que temos, buscando o possível. É antever um futuro diferente do presente. Nas palavras de Moacir Gadotti (1994): Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma nova estabilidade em função da promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente a determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores e autores. A ruptura com o presente é uma característica do PPP como inovação. Contudo, tal ruptura não visa o conflito, ao contrário, o projeto político-pedagógico, ao se constituir em processo democrático de decisões, preocupa-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relações no interior da escola, diminuindo os efeitos fragmentários da divisão do trabalho que reforça as diferenças e hierarquiza os poderes de decisão.

    B) transformador e transparente.

    ERRADO – Essas são características do uso do PPP como inovação. O projeto político-pedagógico é uma construção humana e coletiva que se dá através do diálogo entre todos os sujeitos envolvidos no processo. O PPP como inovação busca a transformação, visa a formação de valores ético-sociais, como o respeito às diferenças, às particularidades e às singularidades de cada instituição e de cada sujeito nela envolvido. Como inovação emancipatória, o PPP caracteriza-se como um meio de engajamento coletivo para integrar ações dispersas, criar sinergias no sentido de buscar soluções alternativas para diferentes momentos do trabalho pedagógico-administrativo, desenvolver o sentimento de pertença, mobilizar os protagonistas para a explicitação de objetivos comuns definindo o norte das ações a serem desencadeadas, fortalecer a construção de uma coerência comum, mas indispensável, para que a ação coletiva produza efeitos.

    C) regulador e normativo.

    CORRETO – O caráter regulador e normativo está presente no PPP como modismo. O projeto político-pedagógico pode ser entendido e utilizado tanto como “ação regulatória ou técnica" quanto como “ação emancipatória" e instrutiva. Como ação técnica, o projeto assume um caráter regulador ou normativo, sendo elaborado apenas para cumprir normas burocráticas. Mesmo resultando em inovações, estas acontecem pela via das normas e prescrições. Nesse sentido, busca promover algo novo dentro de uma realidade já estabelecida, desconsiderando os sujeitos desse processo e as relações que se dão entre o institucional e o contexto social. Desse modo, o projeto torna-se um documento pronto e acabado, isolado da realidade e distante dos interesses coletivos.

    D) de legitimidade e estabilidade.

    ERRADO – A legitimidade de um projeto político-pedagógico está ligada ao grau e ao tipo de participação dos envolvidos com o processo educativo. Isso requer continuidade de ações. Projetar consiste em romper com um estado confortável e buscar uma nova estabilidade, de acordo com o que o projeto apresenta como estado melhor do que o presente. Tais características estão presentes no PPP como inovação.

    E) intencional e previsível.

    ERRADO – O PPP tem uma dimensão pedagógica porque exprime intencionalidade, busca subsidiar e orientar as ações educativas, de modo a tornar real a intenção da escola. Dessa forma, enquanto inovação, o projeto contém intencionalidade em busca da transformação. Além de construído coletivamente com a comunidade escolar (estudantes, professores, gestores e demais profissionais, além de familiares), o projeto político pedagógico deve prever ações de médio, curto e longo prazo que contemplem os seus diversos desafios. Tais características estão presentes no PPP como inovação. Fonte: ABDULMASSIH, Marília Beatriz Ferreira; GONÇALVES, Gláucia Signorelli de Queiroz. O projeto político: algumas considerações. Revista profissão docente (online), Uberaba, v. 1, n.1, fev 2001. GADOTTI, Moacir. O projeto político-pedagógico na escola: na perspectiva de uma educação para a cidadania. Brasília, 1994. VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória?. Cad. CEDES. [online]. dez. 2003, vol.23, no.61. Disponível no Scielo.

    Portanto, a letra C é a alternativa correta.

    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Olá!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!