SóProvas


ID
3079288
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia com atenção um trecho de uma reportagem sobre “Mães solo” para responder à questão a seguir. (Adaptado)


      É muito comum escutarmos por aí as pessoas utilizando a expressão “mãe solteira” para se referir àquelas mulheres que criam sozinhas os seus filhos. E por que não é adequado utilizarmos essa expressão?

      O termo “mãe solo” surgiu como uma forma de dar enfoque ao compromisso assumido pela mãe em se responsabilizar pelos cuidados da criança por ela gerada ou adotada. Mas é importante entendermos a maternidade como algo muito complexo, que se dá para além do estado civil da mulher.

      Se o pai não divide a criação com a mãe igualitariamente, 50 a 50% do tempo, ela ainda será considerada uma mãe solo – mesmo que ele coloque seu nome na certidão do filho(a), pague a pensão que deve e veja a criança algumas vezes durante a semana. (...) Infelizmente ainda existe uma cultura que viabiliza esse comportamento masculino de isenção perante a paternidade, mas o contrário parece impensável para as mulheres,que ainda são alvo de críticas, caso não cumpram suas funções maternas de maneira esperada.

      Segundo dados colhidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2005, 10,5 milhões de famílias já eram compostas por mulheres sem cônjuge e com filhos,sendo elas as principais responsáveis pela criação dos mesmos. Nos últimos 10 anos, o número de “mães solo” no Brasil aumentou em mais de um milhão. Ao mesmo tempo, a taxa de fecundidade caiu de 2,38 filhos por mulher para 1,9, em 2010. Esse decréscimo está ligado ao aumento da escolaridade feminina, que teve sua presença intensificada tanto no ensino médio como nas universidades, superando os números masculinos neste mesmo processo. 

A partir da leitura e interpretação do texto, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → lembrando que queremos a alternativa INCORRETA:

    → RESPOSTA: O decréscimo do número de “mães solo” no Brasil se deve, entre outros fatores, ao aumento da escolaridade feminina >>> incorreto, de acordo com o trecho abaixo, o decréscimo é referente a taxa de fecundidade e não ao número de "mães solos".

    → Ao mesmo tempo, a taxa de fecundidade caiu de 2,38 filhos por mulher para 1,9, em 2010. Esse decréscimo está ligado ao aumento da escolaridade feminina, que teve sua presença intensificada tanto no ensino médio como nas universidades, superando os números masculinos neste mesmo processo.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Não houve um decréscimo do número de “mães solo” e sim um aumento de mais de um milhão.

  • A maldade da questão está no que se refere à expressão "Mãe solo". O que decresceu foi a taxa de fecundidade e não o número das "mães solo"

  • GABARITO: LETRA D

    → lembrando que queremos a alternativa INCORRETA:

    → RESPOSTA: O decréscimo do número de “mães solo” no Brasil se deve, entre outros fatores, ao aumento da escolaridade feminina >>> incorreto, de acordo com o trecho abaixo, o decréscimo é referente a taxa de fecundidade e não ao número de "mães solos".

    → Ao mesmo tempo, a taxa de fecundidade caiu de 2,38 filhos por mulher para 1,9, em 2010. Esse decréscimo está ligado ao aumento da escolaridade feminina, que teve sua presença intensificada tanto no ensino médio como nas universidades, superando os números masculinos neste mesmo processo.

  • kkkk povo errando por não ler o q a questão quer ----- INCORRETA!!!

  • O número de mães solo ou solteiras só fez aumentar, logo a alternativa incorreta é a "D".

  • Palhaçada. kkkk trocadilho da poxa.

  • ATENÇÃO!

    O número de mães solteiras aumentaram, o que diminuiu devido o aumento do nível de escolaridade feminina foi a taxa de natalidade.

    FéNáMissãoVaiDáCerto!

  • Essa me pegou kkk

  • Pessoas sem noção copiando e colando os comentários dos coleguinhas... Vcs não vão ter desconto na assinatura por quantidade de "gostei" ganhos!! ¬¬

  • O segredo está em ler com atenção.

  • O número de "mãe solo" aumentou mesmo com o decréscimo na fecundidade familiar e esse decréscimo resulta do aumento da escolaridade.

    Se não ler atentamente erra. :(

  • Que questão magnifica velho, simples e que acaba pegando muita gente por não ter se atentado aos períodos anteriores

  • O decréscimo da taxa de fecundidade esta ligada ao aumento da escolaridade feminina.