SóProvas


ID
3079798
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em relação ao layout de bibliotecas, considere:
I. Em uma biblioteca para adultos, a primeira prateleira poderá ficar distante do chão de 10 a 15 cm; isso facilitará a limpeza e funcionará como garantia contra eventuais vazamentos.
II. Em uma biblioteca infantil, a altura da primeira prateleira poderá ficar distante do chão entre 20 e 25 cm; isso facilitará a retirada de objetos, tais como lápis e brinquedos.
III. Mesas grandes permitem maior flexibilidade do que as pequenas.
IV. A área de leitura deve ser a mais iluminada, enquanto a área correspondente ao acervo pode ser mantida na sombra e, por ocasião do acesso, a iluminação ser acionada automaticamente ou mecanicamente.
Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    Achei um tanto estranha a alternativa I), apesar de saber que isso ocorre na realidade.

    Se for levar em conta a NBR 9050/15 a altura de 10 a 15 cm da prateleira inviabiliza o alcance manual sem deslocamento do tronco (frontal ou lateral) de uma pessoa em cadeira de rodas (PCR). Acredito que a questão está tratando de um alcance em que ocorra o deslocamento de tronco da PCR, que vai de encontro ao princípio do baixo esforço físico do Desenho Universal.

    NBR 9050/15, ANEXO A

     baixo esforço físico: nesse princípio, o ambiente ou elemento espacial deve oferecer condições de ser usado de maneira eficiente e confortável, com o mínimo de fadiga muscular do usuário. Para alcançar esse princípio deve-se: possibilitar que os usuários mantenham o corpo em posição neutra, usar força de operação razoável, minimizar ações repetidas e minimizar a sustentação do esforço físico;

    Além do mais, essa altura não é nem um pouco ergonômica para um adulto (que não esteja em cadeira de rodas).