SóProvas


ID
3081019
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Catanduvas - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A respeito do processo de formação das palavras girassol, seminarista e desalmado assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? girassol: junção do verbo "girar" + substantivo "sol" formando uma nova palavra, ela marca uma justaposição (nenhum dos elementos perderam partes).

    ? seminarista: acréscimo do sufixo -ista à palavra "seminário"; derivação sufixal.

    ? desalmado: acréscimo de um prefixo e um sufixo, nenhum dos dois elementos pode ser retirado, pois acarreta uma palavra inexistente (almado ou desalma), logo derivação parassintética.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Eu não entendo o porquê que a palavra almado é considerada inexistente, pois o antônimo de Desalmado é almado. Daí surge a dúvida, por que se considera uma palavra inexistente?

  • Para responder a questão é preciso conhecimento no assunto formação das palavras. Vejamos:

    A língua portuguesa apresenta dois processos básicos para formação de palavras: a derivação e a composição.

    Há derivação quando, a partir de uma palavra primitiva, por meio do acréscimo de afixos. Isso ocorre, por exemplo, quando, a partir da palavra primitiva piche, formamos pichar, da qual por sua vez se forma pichação, pichador; também ocorre quando obtemos impessoal a partir de pessoal ou ineficiente a partir de eficiente. A derivação também pode ser feita pela supressão de morfemas ou pela troca de classe gramatical, mas nunca pelo acréscimo de radicais.

    A composição ocorre quando formamos palavras pela junção de pelo menos dois radicais. Nesse sentido, diferencia-se da derivação, que não lida com radicais. As palavras resultantes do processo de composição são chamadas palavras compostas.

    ➡ Derivação prefixal resulta do acréscimo de prefixo à palavra primitiva; veja, por exemplo, alguns verbos derivados de pôr: repor, dispor, compor, contrapor...

     Derivação sufixal resulta do acréscimo de sufixo à palavra primitiva; Veja, por exemplo: riso (risada), laranja (laranjada), folha (folhagem).

    Derivação por parassintética ocorre quando a palavra derivada resulta do acréscimo simultâneo de prefixo e sufixo à palavra primitiva. Não se deve confundir a derivação parassintética, em que o acréscimo de sufixo e prefixo é obrigatoriamente simultâneo; Veja alguns exemplos: enrijecer, entortar, abotoar, esburacar, espreguiçar.

    Tipos de composição:

     Composição por justaposição - ocorre quando os elementos que formam o composto são simplesmente colocados lado a lado (justapostos), sem que se verifique qualquer alteração fonética em algum deles: segunda-feira, corre-corre, guarda-roupa, amor-perfeito...

     composição por aglutinação - ocorre quando os elementos que formam o composto se aglutinam, o que significa que pelo menos um deles perde sua integridade sonora, sofrendo modificações. Observe os exemplos: vinagre (vinho + acre), aguardente (água + ardente), pernalta (perna + alta)...

    _____________________________________________________________________________________________________

    Vistos alguns conceitos acima, podemos analisar as palavras em destaque. Vejamos:

    ▶Girassol

    Gira+ Sol a palavra é formada por composição de duas outras palavras sem perda de nenhum elemento. Por esse motivo é uma composição por justaposição.

    ▶ Seminarista

    A palavra é formada por uma palavra+ sufixo. Por esse motivo é uma derivação sufixal.

    Seminário + ista.

    ▶Desalmado

    A palavra é formada por prefixo + palavra + sufixo de modo que nenhum deles pode ser retirado.

    Des+ alma+ do= desalma/ almado. Ambas as palavras são inexistentes. Por isso a derivação é parassintética.

    Referência:

    MICHAELIS. Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. São Paulo: Nova geração, 2005.

    A sequência correta é: Composição por justaposição, derivação por sufixação, derivação por parassíntese.

    GABARITO: A