SóProvas


ID
3081571
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Serrana - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma professora promete aos seus alunos que aumentará a nota final de sua disciplina em meio ponto a cada cinco exercícios que os seus alunos entregarem a ela nos prazos definidos. Esse tipo de programa de reforço

Alternativas
Comentários
  • Letra A. Produz alta incidência do comportamento dos alunos de entregarem os exercícios no prazo definido.

    A ação da professora é um Esquema de Reforçamento Intermitente de Razão Fixa (FR).

  • Professora reforçando seus aluninhos.

    ALTERNATIVA - A.

  • Alternativa - A.

    Produz alta incidência do comportamento dos alunos de entregarem os exercícios no prazo definido.

    O macete para você "entender" esse tipo de questão é, se você pensar "razão" é tudo aquilo que é "número de vezes" e fixa é quando esse "número" segue o mesmo padrão. No exemplo da questão a professora reforçava sempre que os alunos entregavam 5 vezes (número fixo) razão fixa (FR).

  • Os esquemas de reforçamento são arranjos de contingências de reforçamento que especificam uma relação de dependência entre a quantidade de respostas, ou sua distribuição temporal, e a quantidade de reforços produzidos por essas respostas.
    Quando o esquema de reforçamento especifica que todas as respostas de uma determinada classe operante serão reforçadas (um reforço para cada resposta), nomeamos o esquema de "esquema de reforçamento contínuo". Esse é um esquema que produz uma taxa de respostas bastante alta.
    Muito mais comuns na nossa vida e de muito interesse teórico são os esquemas de reforçamento intermitente, nos quais, mais de uma resposta ou uma determinada distribuição temporal das respostas é necessária para que haja reforçamento.
    Há, portanto, duas bases para a definição dos esquemas de reforçamento intermitente: a quantidade de respostas emitidas ou a passagem de tempo. Quando o reforçamento depende da passagem do tempo, dizemos que o esquema intermitente é de intervalo. Quando o reforçamento depende da emissão de um determinado número de respostas, dizemos que o esquema é de razão. 
    Intervalo Fixo e Intervalo Variável
    Quando a resposta só é reforçada após a passagem de intervalos de tempo fixos (invariáveis) dizemos que o esquema é de intervalo fixo. Quando o intervalo de tempo que é necessário transcorrer para que a resposta seja reforçada é variável, dizemos que o esquema é de intervalo variável. Em ambos os casos, o reforçamento se torna mais provável à medida em que o tempo passa. A quantidade de respostas que o sujeito emite durante o intervalo não altera a probabilidade de reforçamento. O reforçamento nos esquemas de intervalo só ocorre após uma resposta emitida depois que se encerra o intervalo (fixo ou variável). 
    Razão Fixa e Razão Variável
    Quando o reforçamento depende do número de respostas desde o reforço anterior, dizemos que o esquema é de Razão. Como o nome indica, este esquema estabelece uma proporção (razão) entre o número de respostas dadas e o número de reforços; fixa, se o número de respostas exigidas para o reforçamento é sempre o mesmo; e variável, se o número de respostas varia de um reforçamento para outro. Como consequência da exposição ao esquema de razão fixa, desenvolve-se, em geral, taxas de respostas elevadas e constantes até o reforço, seguidas de uma pequena pausa após reforço.
    O esquema utilizado pela professora é um esquema de razão fixa, pois o reforço (0,5 ponto) vem após um número fixo de respostas (5 exercícios).

    GABARITO: A


  • Quando o esquema de reforçamento especifica que todas as respostas de uma determinada classe operante serão reforçadas (um reforço para cada resposta),
    nomeamos o esquema de "esquema de reforçamento contínuo". Esse é um esquema que produz uma taxa de respostas bastante alta.