SóProvas


ID
3081580
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Serrana - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De modo geral, as pesquisas sociais abrangem um universo de elementos tão grande que se torna impossível considerá-los em sua totalidade. Por isso, nesse tipo de pesquisa, é muito frequente o trabalho com os diversos tipos de amostragem. A amostragem por acessibilidade ou por conveniência

Alternativas
Comentários
  • A amostragem por acessibilidade ou por conveniência é destituída de qualquer rigor estatístico.

  • A amostragem por conveniência (ou focalizada) é  uma amostra não randômica, na qual os participantes podem ser escolhidos por sua capacidade de comunicar a natureza de alguma experiência, como descrever o que sentiu durante a puberdade ou a menopausa. Dessa forma, não possuem rigor estatístico, mas, se cuidadosamente selecionada possibilita um grau razoável de generalização. Muito utilizada pelos pesquisadores qualitativos.

    GABARITO: C
  • A amostragem por conveniência é uma técnica de amostragem não probabilística e não aleatória usada para criar amostras de acordo com a facilidade de acesso. Tendo em conta a disponibilidade de pessoas para fazer parte da amostra em um determinado intervalo de tempo. Também qualquer outra especificação prática de um elemento particular.