SóProvas


ID
3081925
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Analise as assertivas abaixo a respeito do tema Serviço Social e luta antimanicomial e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Ainda não há, infelizmente, nenhuma manifestação do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) acerca da luta antimanicomial, isso em função de ser um tema novo e não ter feito parte da agenda política do conjunto CFESS-CRESS nas últimas décadas.

( ) O trabalho do/a assistente social deve seguir na luta contra a privatização dos serviços de saúde mental pela ampliação de recursos orçamentários para o fortalecimento da rede pública de atenção psicossocial e na defesa da autonomia de usuários/as como sujeitos de direitos.

( ) A implementação da Política de Reforma Psiquiátrica é marcada por avanços e retrocessos. Nos últimos anos, contudo, os retrocessos se avolumam. A Portaria nº 3.588/2017 institui mudanças na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), fortalecendo novamente as internações em hospitais psiquiátricos.

( ) No campo da saúde mental, aos/às assistentes sociais, são demandadas ações que se restringem ao campo do moralismo direcionado à adequação de comportamentos e que reforçam os processos sociais de culpabilizar indivíduos e suas famílias pelas suas próprias condições de vida e de trabalho.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? (F) Ainda não há, infelizmente, nenhuma manifestação do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) acerca da luta antimanicomial, isso em função de ser um tema novo e não ter feito parte da agenda política do conjunto CFESS-CRESS nas últimas décadas.

    >>> há sim: CFESS lança manifesto sobre o Dia da Luta Antimanicomial; Documento destaca tema na agenda política da categoria e diz não para práticas sociais manicomiais e violadoras da liberdade (http://www.cfess.org.br/visualizar/noticia/cod/790).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?

  • Alguém tem alguma referência que explique o porquê do último item estar correto?

  • Não entendi pq a última é verdadeira.
  • Na ultima lacuna a palavra "restringem" era pra dar ideia de abster-se dessas praticas... Mas a frase foi mal formulada......

  • O item "e" foi extraído da publicação do CFESS Manifesta sobre o Dia Nacional da Luta Antimanicomial (http://www.cfess.org.br/arquivos/2019-CfessManifesta-LutaAntimanicomial.pdf).

    Na realidade o texto fala do retrocesso da política de saúde mental e da apreensão desta enquanto mercadoria. Nesse contexto :

    "Aos/Às assistentes sociais, são demandadas ações que se restringem ao campo do moralismo, direcionado à adequação de comportamentos e que reforçam os processos sociais de culpabilizar indivíduos e suas famílias pelas suas próprias condições de vida e de trabalho."

    Horrível quando os elaboradores recortam trechos e lançam na questão sem nenhuma contextualização. A gente fica sem saber se está querendo uma percepção crítica ou de concepção conservadora no campo dos retrocessos dessa política.

  • Que questão ridícula! Sem contexto...

  • eu imagino que essa questão deve ter sido alunada, não faz sentido.

  • Encontrei a seguinte questão sobre reforma psiquiátrica aqui no aplicativo:

    "Há requisições da reforma psiquiátrica que se apresentam como ações desafiantes para o trabalho do assistente social, dentre as quais se destacam:

    -o trabalho com famílias;

    -a geração de renda e trabalho;

    -o controle social; e,

    -a garantia de acesso a benefícios.".

    Assim, acredito que a última alternativa não é verdadeira:

    (F) No campo da saúde mental, aos/às assistentes sociais, são demandadas ações que se restringem ao campo do moralismo direcionado à adequação de comportamentos e que reforçam os processos sociais de culpabilizar indivíduos e suas famílias pelas suas próprias condições de vida e de trabalho.