-
GABARITO: LETRA E
→ Um dia me disseram/ Que os ventos às vezes erram a direção" → locução adverbial de tempo com núcleo feminino, crase obrigatória, é o que queremos:
A) Estivemos cara à cara com a morte. → crase incorreta, não há crase e nem hífen nessas construções com palavras repetidas, exemplo: face a face, cara a cara, dia a dia...
B) De 10 à 20 de dezembro estarei viajando. → incorreto, somente a preposição "a" deveria estar presente, visto que não temos o artigo definido "a" antes do numeral "20".
C) Desprezou o computador e foi à festa divertir-se. → crase correta, porém não é pelo mesmo motivo que a questão pediu, deve-se à regência do verbo "ir" (foi a) + artigo definido "a" que acompanha o substantivo feminino "festa".
D) Mesmo o navio aportando, não desceu à terra de seus pais. → crase correta, substantivo "terra" especificado, desceu a algo (preposição) + artigo definido "a" que define que "terra" é essa; porém não é pelo mesmo motivo da questão.
E) Com a tempestade, o barco ficou à deriva. → locução adverbial de modo com núcleo feminino, crase obrigatória, mesmo motivo do enunciado.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Amo-te, Arthur Carvalho!
-
A crase deve ser usada em locuções adverbiais formadas por palavras femininas. Entretanto, quando as locuções indicam circunstâncias, não há consenso entre os gramáticos. Uns dizem que a crase não deve ser utilizada, enquanto outros dizem que seu uso é facultativo.Exemplos:
No final da rua, vire à esquerda.
Às vezes é preciso esperar.
À medida que o tempo passa, as pessoas ficam mais experientes.
O barco ficou à deriva até ser resgatado.
Nas expressões adverbiais a pé, a cavalo, a sangue-frio, a lápis, etc., o uso da crase não é permitido por uma questão óbvia, as palavras que formam as expressões são masculinas.
Outras expressões que trazem dúvidas são as que vêm acompanhadas de adjuntos adverbiais de instrumento. Não há justificativa para o uso da crase, no entanto, sua ausência gera duplo sentido. Por isso, seu uso é recomendado. Além desses adjuntos, há algumas expressões que também pedem o uso da crase para evitar a ambiguidade. Veja:
Bateu à máquina.
Cortou à faca.
Lavou à mão.
Combateremos à sobra.
-
Dicas para a assertiva:
A) Estivemos cara à cara com a morte.
Não se usa crase diante de palavras repetidas:
Cara a cara....
Cuidado: Declarei guerra à guerra....
b)
Em 99% dos casos com o "DE" Não há uso de crase.
Trabalho de segunda a sexta.
Trabalho de 9 as 18h.
d) Mesmo o navio aportando, não desceu à terra de seus pais.
Terra especificada= crase
Terra como regresso= sem crase... os astronautas retornaram a terra.
E) SÃO LOCUÇÕES QUE ADMITEM O USO DE CRASE:
Locução prepositiva
à esquerda, à direita....
Locução conjuntiva
à medida que, à proporção que...
Locução adverbial
à noite, à tarde, às pressas..
Fonte: J.C. Flauzino, Para concursos públicos.
Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!
-
No caso da Letra C "Desprezou o computador e foi à festa divertir-se" essa crase não está equivocada?
Pois não foi especificada a que festa se refere, portanto deveria ser sem crase, não?
Ou poderia ser facultativa caso em um contexto deixasse transparecer que o autor já haveria aludido a essa festa em específico.
De qualquer forma nao estou contestando o gabarito, não. O gabarito está correto independente disso, é só uma dúvida mesmo.
-
Gabarito E
Ambas levam crase por serem locuções adverbiais femininas.
A propósito, esse examinador tem bom gosto musical hehe